Cohab visita ocupação para colher documentação pendente para recebimento de auxílio-moradia
COM ASSESSORIAS – Equipes da Prefeitura de Curitiba estiveram na ocupação Britanite, no Tatuquara, nesta quarta-feira (5/2), para colher documentação pendente de famílias já cadastradas para recebimento de auxílio-moradia. Uma decisão judicial autorizou a reintegração de posse da área pertencente à empresa Tatuquara S.A. (autora da ação) a partir do dia 8 de fevereiro.
Em setembro de 2024, a Cohab finalizou o mapeamento da área e identificou 327 famílias vivendo no local. A elas foi ofertado o pagamento de auxílio-moradia mensal.
Até o fim de dezembro, somente 34 famílias compareceram para solicitar o benefício. Nos últimos dias, após a decisão judicial que autorizou a reintegração de posse, outros moradores compareceram, totalizando 274 famílias. Destas, 123 já estão recebendo o pagamento mensal para a locação de um imóvel, 53 não foram enquadradas nos critérios de recebimento e 98 estavam com envio de documentação pendente. Outras 53 famílias não responderam ao chamamento. A Cohab autorizou o envio da documentação por e-mail, ainda assim, parte das famílias não aderiu à oferta.
Documentação pendente
Com único objetivo de colher a documentação pendente das famílias já cadastradas, técnicas da Cohab estiveram na ocupação nesta quarta-feira (5/2), com equipe da Administração Regional do Tatuquara, Guarda Municipal e Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) – órgão do Governo do Estado. Na ocasião, foram coletados documentos de 38 famílias cadastradas para abertura dos protocolos de pagamento do benefício mensal.
Importante salientar que a visita não se propôs à realização de novos cadastros, haja vista que esse procedimento foi concluído em setembro de 2024. O município está atuando ativamente para que a saída das famílias da área tenha o menor impacto social possível para o caso.