Prefeitura apoia microempreendedores com mutirão de serviços; quase metade das empresas de Curitiba são MEI

COM ASSESSORIAS – Abrir uma empresa e se tornar Microempreendedor Individual (MEI) foi o que levou os marceneiros Eraldo e Felipe Ferreira, pai e filho, a participarem da primeira etapa do Mutirão do MEI nesta quarta-feira (14/5), na Rua da Cidadania Pinheirinho. Eles vão se juntar a outros 216 mil MEIs que já têm CNPJ em Curitiba e que representam quase metade (46%) das cerca de 470 mil empresas formalizadas na capital paranaense.
“É um número significativo de microempresas. Ninguém começa grande, todo mundo começa pequenininho, o MEI é a pessoa que está tentando se tornar empreendedor. Então, a gente tem que ter um cuidado especial com ele. Nosso país ainda é um pouco burocrático demais, e a Prefeitura está aqui, nessa parceria com o Sebrae, para ajudar a pessoa a resolver isso, orientar, deixar a empresa, o CNPJ, tudo redondinho” destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
No mutirão do Pinheirinho, público teve acesso a atendimentos presenciais dos dez Espaços Empreendedor, como formalização, declaração anual (que deve ser enviada por todos os MEIs até 31 de maio), alteração de dados cadastrais, regularização de débitos e parcelamentos. Também serão realizadas capacitações voltadas ao empreendedorismo, com inscrições online na página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba.
Próximas etapas
Além do Pinheirinho, o Mutirão do MEI será realizado em mais quatro etapas, nas Ruas da Cidadania Matriz (20/5), Cajuru (22/5), Boa Vista (27/5) e Fazendinha (29/5). Todos os serviços são gratuitos e os atendimentos, por ordem de chegada.
O Mutirão do MEI é realizado pela Prefeitura, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o Sebrae/PR.
Bastante útil
Voltado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não), quem é microempreendedor individual (MEI), o Mutirão também atende quem quer saber como começar seu próprio empreendimento.
Eraldo e Felipe descobriram que faltava um documento para sair de lá com uma CNPJ para a marcenaria, mas disseram estar satisfeitos com as informações recebidas. E descobriram que em Curitiba há locais que prestam os mesmos serviços do mutirão de segunda a sexta-feira: os Espaços Empreendedor.
“Fomos bem atendidos e o rapaz nos explicou que podemos agendar um atendimento para abrir o MEI lá na Rua da Cidadania Bairro Novo, mais próximo da nossa casa, no Umbará. Também explicou o que vamos ter de fazer para tocar a empresa formalizada”, disse Eraldo.
Espaços Empreendedor
O casal Débora e Marcelo Taras também participou do Mutirão do MEI. Eles foram regularizar a situação da microempresa individual de Marcelo, que atua com venda de produtos voltados para plantio e colheita.
“Viemos regularizar o meu MEI e ver como abrirmos um outro, para a empresa dela. Nos falaram do Espaço Empreendedor, que eu não conhecia”, disse Marcelo, que ficou sabendo do mutirão por um amigo.
Débora considera importante a Prefeitura dar apoio no dia a dia de quem empreende na cidade. “A gente tem muita coisa para lidar no dia a dia do trabalho. Essa parte de fazer declaração de rendimento, emitir nota fiscal, é algo que dá trabalho, gera dúvida e é muito bom contar com quem nos ajude com essas tarefas.”
Em Curitiba, os micro e pequenos empreendedores contam com dez Espaços Empreendedor, nas Ruas da Cidadania e no Pinhão Hub. O atendimento é personalizado, gratuito e realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio, via internet, pelo site da Agenda Online.