Prefeitura de Curitiba faz melhorias em duas ruas do bairro Santa Cândida

COM ASSESSORIAS – A Rua Maria Noêmia dos Santos, no bairro Santa Cândida, recebeu melhorias da Prefeitura de Curitiba. Inicialmente, as equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), fizeram uma intervenção para melhorar a drenagem na região.
Os trabalhos se concentraram no trecho entre as ruas Theodoro Makiolka e Professor Loureiro Fernandes, com a implantação de 100 metros de galeria tubular, com manilhas de 0.60 de diâmetro.
Drenagem e calçada recuperada
O objetivo foi amenizar alagamentos durante o regime de chuvas, que acabavam por atingir algumas casas da região. Para a realização foi necessário escavar a área de passeio para assentamento dos dutos e a ligação com as galerias de águas pluviais.
Passada esta fase, agora a Prefeitura está recuperando as calçadas, com pavers. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), através do Departamento de Manutenção Urbana da Regional Boa Vista.
Estão sendo recuperados 120 metros de calçadas na Rua Maria Noêmia dos Santos, devolvendo aos moradores o acesso seguro e de qualidade para suas residências.
Trabalho aprovado
O morador Pedro dos Santos, que mora na região há mais de 30 anos, e acompanhou todo o processo da obra considerou que o resultado final está muito bom.
“Ficou muito boa a entrada da casa. O novo encanamento resolveu o problema da água chuva e a nova calçada deixou tudo ordem. O trabalho está aprovado”, sentenciou o morador.
Fresa e recape
Perto dali, no mesmo bairro Santa Cândida, na Rua Theodoro Makiolka, outra frente de trabalhos da Prefeitura segue a todo vapor. Ali estão sendo feitos os trabalhos de fresa e recape, por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da SGM, no trecho entre as ruas Fernando de Noronha e Guilherme Weigert, uma extensão de 2,4 km,
A Rua Theodoro Makiolka é ligação dos bairros Barreirinha e Santa Cândida e rota importante do transporte coletivo, por onde circulam as linhas 924 Santa Felicidade/Santa Cândida, 280 Nossa Senhora de Nazaré e 226 Abaeté.
Avanço
Nesta segunda-feira (30/6), o recape já estava na altura Rua Rodolfo Belz. Os trabalhos de fresagem já estavam concluídos até rótula da Rua Guilherme Weigert.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até a primeira quinzena de julho e depois dessa fase a rua vai receber sinalização horizontal e recomposição das lombadas da configuração anterior, com o objetivo de garantir o trânsito seguro para motoristas e pedestres.
O asfalto utilizado para recompor o pavimento da Rua Theodoro Makiolka tem em sua composição borracha de pneus descartados, que é misturada com a camada que o maquinário retira asfalto danificado. Além da economia verificada no processo, o trabalho é também caracterizado pela rapidez.