Grande Curitiba

Cores Fora da Tela: projeto promove relação saudável entre crianças e tecnologia

Iniciativa é do programa DEDICA, voltado à proteção dos direitos de crianças e adolescentes
28 de julho de 2025 às 16:41
O projeto “Cores Fora da Tela” é um iniciativa dos Amigos do HC e propõe oficinas semanais de ilustração voltadas à crianças e adolescentes atendidos pelo DEDICA. (Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O DEDICA, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, projeto mantido pelos Amigos do HC, lança na próxima quarta-feira (30), o projeto “Cores Fora da Tela”. A ideia do projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é propor oficinas semanais de ilustração voltadas à crianças e adolescentes atendidos pelo DEDICA, promovendo conscientização sobre os impactos do uso excessivo de telas, além de incentivar a livre manifestação artística.

A ação prevê a participação de até 120 crianças e adolescentes, com encontros de 2 horas semanais, no contraturno escolar. Com duração de seis meses de atividades diretas, a proposta busca promover uma relação mais equilibrada com a tecnologia, despertando a criatividade, a imaginação e o contato com a cultura local, por meio da arte visual.

“Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental que nossas crianças e adolescentes desenvolvam uma relação saudável com a tecnologia. O “Cores Fora da Tela” é nossa forma de abordar esse tema de maneira leve e criativa, estimulando a reflexão e o desenvolvimento de hábitos mais equilibrados”, afirma Caroline Precoma Dergham, Superintendente da Associação dos Amigos do HC.

O projeto “Cores Fora da Tela” cumpre finalidades previstas no Decreto nº 11.453/2023 e na Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91), ao ampliar o acesso à produção cultural, fortalecer cadeias produtivas locais, incentivar a formação artística e valorizar manifestações culturais. O evento de lançamento do projeto será realizado na sede do DEDICA, no bairro Alto da Glória, e contará com a presença de convidados e representantes de entidades.