Grande Curitiba

Distribuição da vacina AstraZeneca deve se regularizar a partir da próxima semana

16 de setembro de 2021 às 11:02
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que fará novas entregas da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 na próxima semana, normalizando as liberações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O número de doses disponibilizadas será divulgado na próxima segunda-feira (20).

A Fiocruz já havia informado no último dia 2 que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro. A última entrega foi em 27 de agosto, quando 3,5 milhões de vacinas foram liberadas, entretanto, esse atraso no intervalo entre as entregas ocorreu porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado.

Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir da próxima semana.

O estado do Paraná, não realizou intercambialidade de vacinas ( usar outra marca de vacina para a aplicação da 2ª dose), seguindo a recomendação da NOTA TÉCNICA Nº 6/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, que dispõe que “de maneira geral não se recomenda a intercambialidade de vacinas Covid-19, no entanto, em situações de exceção, onde não for possível administrar a segunda dose da vacina com uma vacina do mesmo fabricante, aplica-se a vacina de outra marca”.

“Neste caso, onde houve apenas um atraso na produção das vacinas, não se aplica a intercambialidade”, explicou a diretora municipal de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia.

VACINAÇÃO DIA 16, QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (16), haverá a vacinação de 1ª dose nas Unidades de Atenção Básica para as pessoas de 22 anos ou mais.

Para pessoas com 21 anos nascidas entre os meses de outubro a dezembro, a vacinação será das 9 às 11:30 no Jockey Club e na parte da tarde, das 13 às 16 horas, para as que nasceram entre julho a setembro, também no Jockey Club.

A vacinação da 2ª dose segue nas Unidades de Saúde com as vacinas Pfizer e Coronavac.

A Secretaria está aguardando um lote de vacinas AstraZeneca para dar sequência à vacinação dos que receberam esta marca de vacina e comunicará assim que receber o novo lote.

Para informações diárias, acesse o site oficial da prefeitura pelo link:

https://www.fazendariogrande.pr.gov.br/