Prefeitura de Piraquara realiza ações informativas da Campanha Janeiro Branco
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês de janeiro, ações informativas sobre a Campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional da população.
O nome Janeiro Branco se dá, porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, nas relações sociais, suas condições de existência, emoções e em seus sentidos existenciais.
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha iniciou-se em janeiro de 2014 quando psicólogos foram às ruas, às instituições e às mídias para falar sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade emocional de vida” e “harmonia nas relações humanas”. Em Piraquara, a Lei n° 1819/2018, institui o mês de janeiro, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.
Onde procurar ajuda?
Procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência, para passar por avaliação da equipe Estratégia Saúde da Família-ESF com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da
Família- NASF-AB. No caso de emergência, deve-se procurar atendimento na UPA 24 h.
Por que Janeiro Branco?
Foi escolhido o mês de janeiro, porque representa o início de um novo ciclo. Período em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais e fazer novos planos e metas.
Por que Branco?
Como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Quais são os principais objetivos do Janeiro Branco?
1. Promover a conscientização sobre a importância da Saúde Mental na vida de todos.
2. Oferecer informações, conhecimentos e recursos para ajudar as pessoas e as instituições sociais a investirem em vidas e relacionamentos com mais Saúde Mental.
3. Inspirar e provocar a criação de políticas públicas dedicadas aos universos e às necessidades psicossociais das pessoas e da sociedade.
4. Combater estigmas e preconceitos em torno das questões de Saúde Mental e encorajar atitudes e diálogos abertos sobre o tema.
PROGRAMAÇÃO
Dia 14/01 – Regional do Guarituba (ao lado da UBS Caiçara)
Dia 16/01 – Calçadão da Avenida Getúlio Vargas (Ao lado
da Caixa Econômica Federal)
Horário: 8h30 – 11h
– Cuidados em saúde
– Arteterapia
– Meditação
– Dança circular
– Divulgação dos serviços de Saúde Mental do município (CAPS, TCI)