Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais abre inscrições para capacitações nesta terça-feira (13)

Há vagas para os cursos de auxiliar administrativo e de auxiliar de informática. As aulas serão ministradas na Unidade Pinhais do município, entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro
12 de julho de 2021 às 16:43
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre inscrições para os cursos de auxiliar administrativo e auxiliar de informática. As aulas serão ministradas na Unidade Pinhais do Senai, entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro.

Para se inscrever, é necessário ter 15 anos completos, residir em Pinhais e possuir o ensino fundamental incompleto (ter concluído pelo menos até o 4º ano). As vagas são limitadas a 15 alunos para cada curso, e as informações da matrícula serão enviadas para o e-mail que o candidato informar no momento da inscrição.

As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas disponíveis e aqueles que estiverem na lista de espera deverão aguardar o contato da Agência do Trabalhador de Pinhais. No ato da matrícula, o aluno selecionado deverá apresentar a carteira de identidade ou motorista e comprovante de residência em seu nome. Caso seja menor de 18 anos, terá que apresentar documento do responsável para efetivar a matrícula.

Curso auxiliar administrativo

Período: 3 de agosto a 30 de setembro. Uma turma com 15 alunos. Carga horária total de 160 horas. Horário: das 13h30h às 17h30.

As inscrições abrem no dia 13 de julho, terça-feira, às 8h e devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/auxiliar-administrativo__1276418

– Unidade Curricular: Formação Profissional. Carga horária: 112 horas.

– Conteúdos formativos: Fundamentos de qualidade e produtividade – Qualidade e produtividade; Qualidade Total; Elementos básicos do compromisso de qualidade. Língua Portuguesa – ortografia; escrever; trabalho e compreensão; gramática; sons e letras; importância das regras de pontuação; acentuação gráfica; parônimos e homônimos; sintaxe de regência; questões sobre crase; classe das palavras; concordância nominal. Interpretação de textos técnicos e administrativos – redação técnica; memorando ou comunicação interna; ofício; carta comercial; relatório; requerimento; declaração; ata; resumo. Rotinas administrativas – Atividades básicas e funções dos departamentos das empresas; funcionários do departamento comercial; funcionários do departamento administrativo; principais documentos administrativos; nota fiscal; fatura; recibo; nota promissória; cheque; arquivos; técnicas de arquivamento; classificação; contrato individual de trabalho; cartão ponto; benefícios do trabalhador; o que é fgts; insalubridade; periculosidade; vale- transporte; salário- família; décimo terceiro salário; férias; horas extras; adicional noturno; repouso semanal; justa causa; seguro-desemprego; introdução a informática

– windows; internet; introdução ao word; edição de textos; recortando e colando textos; criando cabeçalho e rodapé; autoformatação de texto; excel; proteção, alteração e verificação de planilhas; gráficos.

– Unidade Curricular: Formação Cidadã. Carga horária: 48 horas

– Conteúdos formativos: relações interpessoais; saúde e segurança no trabalho; Meio ambiente; Ética e cidadania.

Curso Auxiliar de informática

Período: 3 de agosto a 30 de setembro. Uma turma com 15 alunos. Carga horária total de 160 horas. Horário: das 8h às 12h.

As inscrições abrem no dia 13 de julho, terça-feira, às 8h e devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/auxiliar-de-informatica__1276420

– Unidade curricular: Formação Profissional. Carga horária: 112 horas.

– Conteúdos formativos: Introdução à informática Windows – Área de trabalho e menu iniciar; Características das janelas e barra de tarefas Windows Explorer; trabalhando com pastas; painel de controle; Word Pad, Paint e Calculadora. Word Básico – criando um documento; trabalhando com figuras; salvando e fechando um arquivo; abrindo arquivo existente; editoração e paginação; criando tabelas; criando mala direta. Excel básico – criando planilha de trabalho; inserindo dados; inserindo linhas e colunas; usando fórmulas; formatando planilhas; Power Point básico. Digitação. Internet.

– Unidade curricular: Formação Cidadã. Carga horária: 48 horas

– Conteúdos formativos: Relações interpessoais; Saúde e segurança no trabalho; Meio ambiente; Ética e cidadania.

Serviço

Todas as informações sobre os cursos e sobre as inscrições podem ser obtidas pelos telefones (41) 3912-5620 ou 3667-0982.

As aulas acontecerão na unidade Pinhais do Senai, situada na Rua 15 de Outubro, 1207, bairro Centro.