Grande Curitiba

Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Pinhais oferece capacitações online para os guardas

Com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Guarda Municipal (AVA), matérias da qualificação profissional foram migradas para o ambiente virtual e novos conteúdos foram desenvolvidos
18 de novembro de 2021 às 17:00
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal de Pinhais (GM) possui o Centro de Formação e Instrução desde o ano de 2017. O local que possui uma sede no bairro Atuba, na Rua Reinaldo Ribas, tem o objetivo de capacitar e treinar os agentes de segurança pública da cidade.

O Centro de Formação e Instrução foi criado para atender uma necessidade da corporação que precisa ter qualificação profissional constante, com carga horária definida para as questões práticas e teóricas. O espaço é coordenado pelo superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Junior, e tem como coordenador pedagógico o guarda municipal Rafael Guilherme dos Santos, que é formado em direito, professor universitário e de um curso preparatório para concursos públicos.

Com a criação deste espaço para treinamento dos guardas, o município que antes tinha que contratar empresas para realizar as capacitações, neste ano passou por um processo de modernização e começou a produzir treinamentos próprios.

Há alguns meses o Centro de Formação e Instrução desenvolveu um projeto para migrar algumas das matérias da qualificação profissional para o ambiente virtual, criando o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem da Guarda Municipal de Pinhais. A iniciativa fez com que as aulas passassem a ser gravadas no local, por docentes convidados, com o apoio da Secretaria de Educação e do Departamento de Comunicação que auxiliaram no processo, disponibilizando equipamentos e participando das gravações das aulas.

Na opinião do coordenador pedagógico, Rafael Guilherme, para o município essa é uma iniciativa positiva, afinal não terá mais necessidade de contratar empresas para prestar o serviço, além do ponto principal, o aprendizado virtual facilita o trabalho do servidor e o capacitará para as novas tecnologias e atualizações profissionais. “Pela minha experiência acadêmica, a principal vantagem do AVA é a modernização do ensino e a possibilidade de diversificar e incluir cursos no ambiente, direcionando um aprendizado com liberdade de acesso ao servidor e possibilitando um crescimento na vida acadêmica do Guarda Municipal, acompanhado seu desenvolvimento de aprendizado com tutoria acadêmica fornecida pelo Centro de Formação e Instrução”, explicou.

Entre as principais vantagens do AVA está a modernização do ensino e a possibilidade de diversificar e incluir novos cursos. Segundo a coordenação pedagógica estão em estudo os cursos sobre atualizações sobre a Doutrina Policial, Direito Penal, Processo Penal, Direitos Humanos, Linguagem de Libras, Inglês Básico para atendimento de imigrantes, além de material sobre viaturas, armas e itens utilizados no dia a dia dos nossos agentes de segurança.

Mais um ponto diferencial é que para possibilitar o aprendizado e o crescimento dos guardas municipais, eles terão o acompanhamento do seu desenvolvimento de aprendizagem com tutoria fornecida pelo Centro de Formação e Instrução.