Grande Curitiba

Pinhais 30 anos: os avanços da educação do Município

Educação integral em tempo ampliado, Central de Vagas, Espaço Maker e Formação Continuada dos Profissionais da Educação são alguns dos projetos diferenciais da Secretaria de Educação
30 de março de 2022 às 16:44
(Foto: Roberto Dziura Jr)

COM ASSESSORIAS – A educação de Pinhais é reconhecida pela sua qualidade e referência. Prova disto é o bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, que indica o município na melhor posição da Região Metropolitana de Curitiba.

A eficiência inicia com os investimentos e um amplo trabalho realizado nos últimos anos pela gestão e profissionais para melhorar e avançar constantemente na área educacional, que aliás desperta atenção de outras cidades que vêm até Pinhais conhecer as estruturas das unidades, os projetos e ações.

O resultado se deve a um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação (Semed): a aplicação das políticas públicas com seriedade, acompanhamento pedagógico, atendimento especializado aos alunos com deficiências e dificuldade de aprendizado, ampliações e reformas para proporcionar estruturas físicas adequadas, material pedagógico e de apoio para alunos e professores, alimentação escolar de qualidade, projetos que auxiliam o aprendizado (música, línguas, leitura, etc), a implantação da gestão democrática, entre outros pontos.

Em Pinhais, os investimentos na área são constantes. Apenas neste começo de ano, já foram confirmadas a construção de novas unidades de ensino, os Cmeis Monteiro Lobato e Rosi Galvão, e também, as escolas Poty Lazzarotto e Maria Cappellari. A Semed também contratou para 2021 novos professores e educadores por meio de concurso público e lançou há algumas semanas o programa Bolsa Creche para atender crianças de até três anos de idade que aguardam uma vaga na educação infantil.

A educação em Pinhais é uma prioridade e se os resultados são expressivos, algumas ações e projetos são pontos diferenciais, como a Educação Integral em Tempo Ampliado, a Central de Vagas, o Espaço Maker e a Formação Continuada dos Profissionais da Educação.

A política pública de Educação Integral iniciou em Pinhais em 2010, com uma escola, e atualmente mantém o atendimento de Educação Integral em Tempo Ampliado em sete unidades, sendo 47 turmas do Infantil 5 ao 5º ano e atendendo 1321 alunos. A modalidade compreende a garantia do desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, além de aplicar práticas pedagógicas que oportunizam acesso à cultura, esporte, tecnologia e a temas relevantes para a formação do indivíduo pleno, crítico e consciente do seu papel na sociedade.

A Secretaria de Educação de Pinhais criou a Central de Vagas para o gerenciamento da oferta de vagas para Educação Infantil e a Educação Integral em Tempo Ampliado. Com os levantamento, o município desenvolve um estratégia que permite priorizar a demanda e atender as necessidades dos munícipes, fazendo os encaminhamentos para matrículas durante o ano letivo, além de gerar dados que servem como referência para ampliar ou construir unidades de ensino, atender as diferentes faixa etárias e identificar a demanda nos bairros.

O Espaço Maker foi inaugurado no ano passado na Escola Aroldo de Freitas para oferecer aos alunos um espaço tecnológico e pedagógico para ampliar os conhecimentos sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O projeto oferece salas individualizadas e integradas para desenvolvimento de experimentação científica, criação audiovisual, inovação tecnológica, e outros, incentivando os alunos a colocar a “Mão na Massa”, assim desenvolvem conhecimentos a partir o uso da robótica e demais ferramentas digitais, além de compartilharem experiências e conhecimentos, tornam-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

Mais uma importante ação da Semed é a Formação Continuada dos Profissionais da Educação, que garante aos servidores dos diferentes níveis, etapas e modalidades, formação específica com o objetivo da melhoria do desempenho profissional e da prática pedagógica. A Formação Continuada acontece em sua maioria com cursos de curta duração, promovidos em vários momentos do ano letivo. Entre os anos de 2015 a 2021, foram realizadas 1.700 horas de formações anuais para aproximadamente 1.200 profissionais. Além de eventos realizados em parceria com a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), é disponibilizada a Plataforma Google For Education que oferece diferentes recursos tecnológicos para professores e também aos alunos.

A prefeita Marli Paulino faz uma avaliação positiva da educação municipal, destacando que este é um investimento que contribui para melhor formação dos alunos e o crescimento da cidade. “Quando olho a educação de Pinhais vejo o quanto avançou nestes 30 anos. Novos prédios estão sendo construídos, reformados e ampliados. A educação do município é uma área prioritária da nossa gestão, por isso temos um dos melhores IDEBs da região. A capacitação dos profissionais é uma prioridade, assim como oferecer uma alimentação de qualidade. Hoje a Rede Municipal de Ensino tem 43 unidades e mais de 14 mil alunos e não são apenas números, afinal são para eles que pensamos e construímos uma cidade cada vez melhor”, afirmou a prefeita.