Grande Curitiba

Provas práticas avaliam desempenho de candidatos em concursos públicos da Prefeitura de Pinhais

Desempenho didático para professores e pedagogos, e testes com veículos de serviço para motoristas e operadores são exemplos de provas aplicadas para a seleção dos melhores candidatos
23 de novembro de 2022 às 15:26
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Município de Pinhais conta atualmente com 2.835 servidores de carreira, além dos servidores temporários e, para oferecer o melhor atendimento aos serviços prestados à população, a seleção dos profissionais busca classificar a maior experiência e conhecimento do trabalho também por meio de provas práticas e provas de títulos.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoal, Clarice Moura de Lima, destaca a prova dos profissionais do Magistério, que avalia o desempenho didático. “Para professor e educador infantil são exigidos o planejamento e ministração de uma aula. Ao pedagogo é requerida a apresentação de um plano de ação para tratar de uma situação ou um problema relacionado à área pedagógica, apresentados no contexto escolar”, explica.

No último final de semana foi realizada a prova prática referente ao Concurso Público nº 003/2022, com testes em carreta, escavadeira e motoniveladora para o cargo de Motorista III e vibroacabadora para Operador de Máquinas II.

Todas as provas, incluindo as objetivas, aplicam o que determinam os editais públicos, divulgados no Diário Oficial e site da Prefeitura. As instituições responsáveis pela organização de cada prova de concurso são selecionadas via licitação pública e qualquer recurso que o candidato queira interpor deve ser realizado no site da empresa organizadora.