Grande Curitiba

Secretários escolares participam de capacitação em Pinhais

Planejamento estratégico foi o tema abordado durante o encontro que reuniu profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino
10 de março de 2023 às 16:14
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Os secretários escolares que atuam na Rede Municipal de Ensino de Pinhais participaram da primeira capacitação do ano de 2023. Realizado no auditório da sede da Secretaria de Educação (Semed), o encontro teve como temática a utilização do planejamento estratégico para auxiliar nas tarefas a serem desempenhadas no cotidiano escolar.

Presente no evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, salientou a importância da promoção deste tipo de capacitação. “Devemos sempre buscar a atualização de conhecimentos, sobretudo para que seja facilitada a realização de tarefas profissionais. Como professora, conheço a rotina escolar e o quanto ela demanda organização e cuidado em todos os processos administrativos”, ressalta.

Para Simone Gualberto, da Gerência de Estrutura e Funcionamento (GEEST), é relevante que os profissionais tenham clareza sobre a importância de seu desempenho em corresponsabilidade com o gestor educacional. “Desta forma, o planejamento estratégico se caracteriza no ambiente educacional, enquanto conjunto de medidas, devidamente planejadas, com o intuito de aprimorar algo ou solucionar problemas institucionalizados, buscando soluções viáveis respaldadas em prazos, etapas e objetivos”, explica.

A ação, promovida pela GEEST, permitiu aos profissionais a análise do papel e do nível de comprometimento com a função. Neste sentido, foram propostos diálogos sobre a existência da função ao longo da história e porque é fundamental no campo educacional. Além disso, foram abordados os desafios enfrentados no dia a dia da profissão; o que se deve manter, abandonar e passar a fazer no trabalho diário.