Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais lança projeto Menina Moça

Desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), a iniciativa tem o objetivo de promover dignidade menstrual
14 de março de 2023 às 16:20
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Pinhais recebeu na última segunda-feira (13), o evento de lançamento do projeto Menina Moça. Desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), a iniciativa foi criada por meio da lei municipal 2.523 de dezembro de 2021 e tem o objetivo de promover a dignidade menstrual e a autoestima das adolescentes atendidas pelos serviços assistenciais.

Segundo a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, esta ação prevê melhora na qualidade de vida das beneficiadas. “Ao receberem esses kits, nossas meninas não cuidam apenas da higiene, mas também da autoestima. Por meio da sensibilidade, de entender a real necessidade desta parcela da população, conseguimos ofertar esses itens. Por isso esse projeto enche nosso coração de alegria por poder proporcionar a elas esse cuidado”, salienta.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, o projeto beneficiará mensalmente as participantes. “Este é um bom exemplo de parceria com o poder legislativo, buscamos sempre trabalhar de forma coesa e isso nos fortalece. Em nosso serviço de convivência e fortalecimento de vínculos trabalhamos vários temas e entre eles está a questão menstrual. Por meio deste trabalho em meio à população, percebemos a necessidade promover este tipo de iniciativa”, ressalta.

O presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho, parabenizou a prefeitura pelo lançamento. “A parceria entre o poder legislativo e o executivo nos permite atuar de maneira mais efetiva e isso é reconhecido até mesmo quando visitamos outros municípios. As pessoas nos perguntam como conseguimos realizar tantas coisas aqui em Pinhais e eu digo que muito se deve ao fato de atuarmos de forma harmônica e coesa”, afirma.

A estudante do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, Talita Vitória Oliveira, recebeu o kit durante o evento de lançamento do projeto. “Esta é uma forma de nos sentirmos valorizadas, assim como minhas colegas, me sinto feliz em receber esses itens”, conta.

Para garantir a praticidade para carregar os produtos, os itens foram entregues em bolsas ecológicas reutilizáveis confeccionadas com material doado para a Semas. Também prestigiaram o evento de lançamento, a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; a vereadora Jane Carteira; o vereador Tomé; a Miss Melhor Idade, Edi Silva e o Mister Melhor Idade, Francisco Conte.

Em enquete realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2021 com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

Sobre o projeto

Todos os meses, serão entregues em torno de 150 kits com itens de higiene como absorventes, xampu, condicionador, aparelho descartável de depilação, escova de dentes, creme dental e desodorante. Serão beneficiadas adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Semas. O projeto também será incorporado nas atividades dirigidas, oficinas e demais ações voltadas para orientações sobre autocuidado, saúde da mulher, entre outras.