Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais alerta para tentativa de fraude em nome da Vigilância Sanitária

Foram disparados e-mails fraudulentos e mensagens via WhatsApp, supostamente enviados pela Visa, indicando a realização de vistorias em empresas
16 de outubro de 2024 às 13:05
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, informa que tem recebido denúncias sobre o recebimento de e-mails fraudulentos e mensagens via WhatsApp, supostamente enviados pela Vigilância Sanitária (Visa) indicando a realização de vistorias em empresas. Destaca-se que estes contatos não pertencem à administração municipal, caracterizando, portanto, tentativa de fraude.

“De acordo com os relatos recebidos, os golpistas tentam se passar por profissionais da Visa e querem agendar uma inspeção. Em seguida, informam que será enviado um código de verificação e pedem que a pessoa informe o número que aparece na tela para uma suposta confirmação. Esclarecemos que a Visa não envia links para agendamento de inspeções ou para qualquer pagamento de taxa. As solicitações de inspeção devem ser realizadas pelas empresas diretamente no portal do cidadão”, explica Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador.

A Visa orienta a população que, em caso de recebimento desse tipo de mensagem, não clique em nenhum link e faça a denúncia por meio dos canais oficiais de atendimento. “Reforçamos que as pessoas nunca forneçam informações cadastrais ou pessoais por telefone”, destaca Maria Thereza.

Serviço

Os contatos oficiais da Vigilância Sanitária de Pinhais são os seguintes:

Telefone da recepção da Visa: (41) 99172-5488 / E-mail: [email protected]

Em caso de tentativa de golpe, a orientação é que a vítima procure formalizar denúncia junto à Polícia Civil, registrando um boletim de ocorrência.