Grande Curitiba

Futura Transpinhais vai melhorar a mobilidade no município e revitalizar áreas próximas à linha férrea

Recursos investidos na obra fazem parte do pacote de investimentos do Programa Avança Pinhais
25 de novembro de 2024 às 17:04
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais segue fazendo investimentos em obras de infraestrutura no município. Prova disso é o Programa Avança Pinhais, que ao todo vai destinar R$ 300 milhões em obras de infraestrutura, entre elas o Novo Hospital e a futura Transpinhais.

Essa será uma obra de infraestrutura viária nas margens e nas vias que cercam a ferrovia. O trecho, que está em trâmite de licitação, contempla a margem da ferrovia junto à Av. Ayrton Senna da Silva, com extensão de 1,72 Km; e da margem da ferrovia junto das Ruas Carlos Drummond de Andrade, Carlos Poulhmann e João Wilker Rodrigues, com extensão total de 2,57 km.

Os serviços abrangem obras de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação em asfalto, meio-fio, sinalização viária, iluminação pública e rede de distribuição urbana – energia elétrica (RDU), calçadas, acessibilidade, paisagismo e revitalização da ponte sobre o Rio Palmital.

Desocupação da área

Para viabilizar a Transpinhais, foi necessária a desocupação de parte da área, onde famílias viviam às margens da Rua Carlos Drummond de Andrade, próximo ao cruzamento com a Rua Uganda, na divisa entre os bairros Pineville e Centro. Essa ação foi realizada de forma pacífica, transparente e humanizada, por intermédio da Procuradoria Geral do Município (Proge) e do Departamento de Regularização Fundiária (Deref), em harmonia com a Secretarias de Obras Públicas (Semop) e de Meio Ambiente (Semma).

“A implantação da Transpinhais é um anseio da Administração Pública, de há muito esperado e que, agora, será concretizado. Trata-se de via pública que receberá pavimentação definitiva e melhorias ao longo de toda sua extensão, interligando a Avenida Ayrton Senna da Silva à Estrada Ecológica de Pinhais, no encontro com o Parque das Águas”, explica o procurador-geral do município, Edson Galdino.