Grande Curitiba

Prefeitura retirou mais de 55 mil m³ de resíduos dos rios de Pinhais em 2024

Trabalho constante das equipes de obras públicas tem como objetivo prevenir enchentes; material removido também serve de base para as calçadas do município
10 de janeiro de 2025 às 17:50
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), realiza, de forma constante ao longo de todo o ano, a limpeza dos rios que passam pelo município. Em 2024, as equipes retiraram mais de 55 mil m³ de resíduos dos cursos d’água.

A maior parte desse montante foi retirada do rio Iraí, que recebeu a limpeza em toda a sua extensão, dentro de Pinhais, desde a Estação de Tratamento Iraí, próximo à Piraquara, até o limite com o município de São José dos Pinhais. Já os rios Atuba e Palmital também foram desassoreados nos pontos de maior acúmulo de materiais, seguindo a programação regular de trabalho das equipes da prefeitura.

O principal objetivo do desassoreamento é a prevenção de enchentes no município, mas o material removido também é aproveitado pela Semop em terraplanagens e na execução das bases das calçadas, que recebem o concreto poroso ao final da obra. Chamado de concreto ecológico, a infraestrutura permite a permeabilidade do calçamento, escoando a água das chuvas.