Grande Curitiba

Exibição do documentário “A Morada de São Roque” reúne grande público na Vila da Cidadania

17 de abril de 2024 às 16:12
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira, dia 12 de abril, aconteceu no auditório da Vila da Cidadania a exibição do documentário “A Morada de São Roque”, produzido com subsídios da Lei Paulo Gustavo n° 195/2022. O evento reuniu 250 pessoas, entre piraquarenses e público de outras regiões.

A ação cultural foi um marco histórico, por ser o primeiro projeto audiovisual aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo, na região. O projeto contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara e ainda com a parceria e pesquisa da Coordenação do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná e FUNEAS.

O filme conta a história de pacientes que viveram no Hospital São Roque, Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, referência no tratamento de Hanseníase no estado, na época de isolamento compulsório, quando não existia a cura para a Hanseníase. A sua produção foi realizada no mês de janeiro de 2024 e conta com 40 pessoas, entre elenco e equipe. A narrativa é protagonizada por atores, estudantes de teatro, funcionários do Hospital e pesquisadores da região de Piraquara, que contribuíram para a reprodução da história do Hospital, que marcou a trajetória do município.

Além da exibição do documentário, a noite ficou marcada pelo lançamento do Plano Municipal de Cultura, um documento de planejamento norteador da política cultural do município pelos próximos dez anos. O plano é resultado de um processo de construção coletiva, que contou com a participação e parceria da sociedade civil e do poder público, reunidos em conferências municipais e em pequenos grupos desde o ano de 2014.

A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli esteve presente no evento, e anunciou a novidade “O lançamento do Plano Municipal de Cultura já era algo esperado há tempos em Piraquara, e é de extrema importância para a cidade, pois ele permite gerar condições para preservar e desenvolver a diversidade das expressões culturais dentro do município, além de torna-las acessíveis a população”, enfatizou.

Também participaram do evento o Prefeito Josimar Fróes, a Primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico Creusa Fróes, a Diretora e Roterirista do documentário Diana Sitonio, além da equipe de produção e lideranças do município.