Grande Curitiba

Secretaria de Esportes lança o 10º Campeonato Estudantil Municipal

12 de abril de 2022 às 18:44

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa retoma neste ano mais uma importante competição esportiva para os jovens atletas do município. Trata-se do 10º Campeonato Estudantil Municipal (CEM), evento com sete meses de duração, lançado oficialmente nesta terça (12) pela Secretaria Municipal de Esportes (SMESP). Nele, os ginásios da cidade receberão atletas nascidos a partir de 2006, estudantes das escolas públicas e particulares, com início em abril e término em novembro deste ano.

O regulamento e as fichas de inscrição do 10º CEM já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Esportes (smesp.pontagrossa.pr.gov.br/cem). Os jogos envolverão as modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol, masculino e feminino, contando com as parcerias da Associação de Pais e Amigos do Basquetebol e Ligas de Voleibol de Ponta Grossa, de Handebol e de Futsal dos Campos Gerais.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de abril. José Francisco Alves Macedo, coordenador técnico na SMESP, conta que o CEM representa a normalização das competições esportivas para os estudantes. “Esta é uma sequência para normalizar a prática de esportes nas escolas, voltando ao que tínhamos antes da pandemia. Ela trouxe uma queda muito grande na parte física, pois as pessoas não podiam ter contato, então a expectativa é que isso vá se normalizando, para que quando chegarmos ao JEM, próximo do final do ano, tenhamos a prática de esportes já consolidada novamente em todas as escolas”, anota Macedo.

Thiago de Oliveira Vaz, professor de Educação Física no Colégio Estadual José Elias da Rocha, considera que esta é uma oportunidade a mais para desenvolver os alunos após a retomada das competições. “Esta retomada é gradual, pois tivemos dois anos parados e recomeçamos no ano passado”, relembra. Para ele, a expectativa da competição anima a técnicos e atletas. “Os alunos, independente da forma que for, eles gostam e querem participar”, observa o professor, que buscará inserir os alunos da escola em todas as competições possíveis.

Denise Aparecida de Oliveira, coordenadora de Esportes e Cultura do Colégio Positivo, conta que as competições estão sendo bem recebidas pelos atletas. “Os alunos estão bem satisfeitos e empolgados com esse retorno, e a gente espera que o CEM os motive e que não paremos mais. Sendo um campeonato que segue até novembro, teremos sempre jogos para incentivar os alunos a praticar as atividades esportivas, o que faz muito bem para eles e talvez, agora, levar a vida de maneira mais calma”.

Vale vaga nos Jogos Escolares

Além de servir de incentivo para a prática de esportes, o 10º CEM também oferece mais um incentivo para a dedicação dos atletas ponta-grossenses. A equipe campeã de cada modalidade garantirá vaga para representar Ponta Grossa na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) em 2023 – excluindo a necessidade da realização de uma fase municipal no próximo ano. Serão ao todo 16 vagas para basquete, futsal, handebol e voleibol, masculino e feminino, de dois grupos etários diferentes.