Grande Curitiba

Prefeitura quer estimular jovens a se qualificarem para o mercado

31 de maio de 2023 às 15:53

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Ponta Grossa, através da secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, está iniciando uma campanha para melhorar o índice de colocação de trabalhadores no mercado de trabalho. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Agência do Trabalhador, por meio do Programa Quali & Tec, que visa ampliar as oportunidades e estimular a qualificação e capacitação profissional.

“O objetivo da capacitação profissional é desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos, aumentando a chance do candidato conquistar uma vaga de trabalho”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Barbosa Pinto. Segundo o secretário, há uma gama de opções para aperfeiçoamento, que além de expandir os conhecimentos, prepara o profissional ainda mais para o mercado.

Em Ponta Grossa há uma grande opção de cursos técnicos que são oferecidos gratuitamente nas escolas estaduais. Um deles é o curso de técnico em Administração, oferecido pelo Colégio Regente Feijó. O curso, que é oferecido para o período noturno, tem duração de 1 ano e meio e está com inscrições abertas. Outro curso que está com inscrições abertas é o de técnico em Segurança do Trabalho, que também é oferecido para o período noturno, com duração de 1 ano e meio. As inscrições podem ser feitas de 29 de maio a 12 de junho, das 8h às 12h; das 13h às 17h e das 18h às 21h30, na rua Júlia da Costa, 229, na Colônia Dona Luíza.

Outra opção também é o curso de técnico em Logística, disponível no Colégio Meneleu de Almeida Torres, que fica na Rua Graciliano Ramos, 20, Jardim Carvalho. O curso tem duração de um ano e é oferecido para o período noturno. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de junho.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, lembra que para fazer um desses cursos técnicos é preciso ter concluído o Ensino Médio. No entanto, destaca que existem várias outras opções para quem pretende se qualificar profissionalmente. A própria Agência do Trabalhador oferece cursos de aprimoramento e qualificação profissional. “A qualificação profissional abre portas e é fundamental para que o candidato, seja ele jovem ou não, consiga uma boa colocação no mercado de trabalho. Em muitos casos, os alunos desses cursos conseguem bons estágios, conquistando inclusive a efetivação na empresa”, finalizou.