Grande Curitiba

Secretária de Educação apresenta práticas pedagógicas em São Paulo

Secretária Simone Pereira Neves apresenta a experiência de Ponta Grossa para educadores de todas as regiões do país
6 de junho de 2023 às 17:49

COM ASSESSORIAS – A secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves, representa a educação do município, nesta semana (05, 06 e 07), durante o evento “Jornada Formativa pela Aprendizagem”, organizado pelo programa Formar, do Instituto Gesto, na cidade de São Paulo. Ponta Grossa integra a rede Saber em Movimento, convidada para o encontro.

A programação contempla troca de experiências entre educadores e gestores de vários municípios sobre práticas pedagógicas que estão sendo realizadas. Castro (PR) e Francisco Morato (SP) também integram a rede Saber em Movimento.

Participam do encontro representantes de todos os municípios participantes do programa Formar, de todas as regiões do Brasil. A secretária ponta-grossense participou de uma mesa de trabalhos em que expôs os números e projetos da educação municipal, a partir do foco da equidade adotado pela gestão. Simone detalhou as ações desenvolvidas em conjunto com as escolas para garantir o direito de aprender de cada aluno, como as ações de busca ativa escolar, visando que os alunos não faltem as aulas; a experiência do assessoramento pedagógico, recomposição da aprendizagem no pós-pandemia, aplicação de metodologias diferenciadas e o trabalho diversificado realizado em Ponta Grossa.

Conforme a secretária, Ponta Grossa tem hoje uma educação que recebe o reconhecimento pelas práticas adotadas em sua rede. “O encontro está sendo de grande relevância, especialmente pelo fato de estarmos presentes com várias redes de ensino, representativas de todo o Brasil, de todas as regiões, e que possuem desafios em comum, especialmente após a pandemia. Entre eles estão a recomposição da aprendizagem, o processo de alfabetização e o desafio da prova SAEB, que ocorrerá no final do ano, com todos os impactos que a pandemia nos trouxe”, comenta Simone.

A gestora avalia que a educação municipal tem sido retratada como experiência de êxito na perspectiva da equidade. “Temos em nossas práticas, como direcionamento, a garantia do direito de todos e de cada uma das crianças, à aprendizagem. Este encontro é uma oportunidade para troca de experiências, para que possamos aprender com os outros e encontrar soluções e estratégias para superar todos os déficits que a pandemia deixou para nossos alunos na educação”, acredita Simone.