Grande Curitiba

SAMPA divulga agendamento da vacinação contra a Brucelose

6 de maio de 2022 às 11:03
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – Você tem até o dia 30 de junho para fazer o agendamento da vacinação contra brucelose. Devem ser imunizadas fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade.

Essa vacinação é obrigatória, faz parte do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovina, que tem como objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças em bovídeos, visando à erradicação. É uma vacinação obrigatória, realizada por médico veterinário cadastrado no órgão oficial (ADAPAR).

Lembre-se que a brucelose na pecuária pode causar sérios prejuízos, como abortos no final da gestação, nascimento de bezerros prematuros e fracos, retenção de placenta e infertilidade. Levando a quebra da produção animal e tornando o produto vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade comercial.

Para a saúde humana oferece grandes riscos, pois se trata de uma zoonose (doenças transmitidas entre animais e pessoas). Os sintomas da doença podem ser variados, como febre, dores de cabeça e nas articulações, inchaço nas juntas, debilidade, suores noturnos, aborto, infertilidade e impotência sexual.

Propriedades irregulares com a vacinação contra a brucelose são impedidas de tirar GTA (Guia de Trânsito Animal), não podendo comercializar seus rebanhos e ainda são passíveis de autuações e multas.

Não se arrisque! Faça já o agendamento da vacinação de seus animais junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

Mais informações pelo telefone 98877-3149.