Grande Curitiba

Meio Ambiente conclui Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico

Aberta ao público e com transmissão on-line pela prefeitura a Audiência apresentou as etapas que envolvem a implantação do Plano e esclarecimentos à sociedade
15 de junho de 2023 às 16:32
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Audiência Pública de finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico reuniu grande público na noite de ontem (13/06), na Câmara de Vereadores, concluindo a fase de planejamento da gestão municipal. O objetivo foi apresentar as etapas que envolvem a implantação do sistema, a fim de enfrentar os problemas existentes na prestação de serviços de saneamento básico, adequando-os às demandas atuais e à realidade local e ainda, viabilizar as transformações necessárias para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, entre elas, a implantação do sistema de coleta de esgoto, concedida à Sanepar desde 2011, contudo, nunca colocada em prática.

O evento reuniu representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, os quais, por meio de discussões, puderam auxiliar no debate e esclarecimento das ações que permeiam a implementação do Plano em âmbito do saneamento básico municipal.

Em seu discurso a secretária de Meio Ambiente, Jucimara Dobrila destacou a relevância dos atores sociais presentes, para a elaboração de uma Política Municipal de Saneamento Ambiental, de forma participativa e democrática. “Agradeço a participação de todos, desde o processo de planejamento do Plano, dos trabalhos que seguiram e da presença de vocês nesse evento, em especial dos mais jovens, para que entendam a importância dessas discussões para a implantação do Plano de Saneamento, a fim de melhorar a vida da população. Temos uma grande tarefa pela frente e destacamos ainda o papel fundamental dos vereadores para a realização de análise e aprovação das etapas. Precisamos que vocês construam essa pauta social junto com a gente”, concluiu.

De acordo com diagnóstico levantado em 2022 pelo governo federal, dos 399 municípios paranaenses 152 deles, isto é, 38% do total, não contam com rede de coleta de esgoto e Rio Branco do Sul faz parte desse contexto, conforme destacou o vice-prefeito Airton Nodari. “Em Rio Branco do Sul a coleta de esgoto é zero, uma realidade difícil para o município e que temos o desafio de mudar a partir deste ano”, salientou.

Após os discursos foi dado início aos trabalhos técnicos da conferência, com a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico do município, realizado pela geóloga e doutora em Análises Ambientais, Maria Carolina Stellfeld. Em seguida os participantes puderam fazer seus questionamentos e sanar suas dúvidas a respeito do plano e das obras de implantação da coleta de esgoto que se iniciarão em breve.

A primeira etapa da construção da rede de coleta de esgoto vai abranger 20% da área urbana da cidade, com a realização de 1.117 ligações e 19 km de rede, com previsão de execução para os próximos dois anos, em conformidade com o novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).