Grande Curitiba

Linguagens Culturais 2021: inscrições do concurso são prorrogadas

9 de julho de 2021 às 17:12
(Foto: Divulgação/Prefeitura de SJP)

COM ASSESSORIAS – Com objetivo de incentivar e promover as artes literárias (conto, crônica, poesia, redação) e visual (fotografia), reconhecendo novos talentos, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), prorrogou o Concurso de Linguagens Culturais 2021.

As inscrições que seriam recebidas até 10 de julho, agora podem ser realizadas até 30 de agosto. O concurso, destinado especialmente aos participantes da faixa etária de 8 (oito) a 14 (quatorze) anos, foi prorrogado pela Semuc na última quarta-feira (7). Devido à pandemia de Covid-19 (novo coronavírus), datas podem ser alteradas.

Direcionado à comunidade geral, residentes do município, de Curitiba, além da Região Metropolitana, o tema do concurso deste ano é ‘O Mundo em Tempos de Pandemia’, e para participar os trabalhos devem ser inéditos e não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação, exposição ou publicação, informou a Semuc.

A divulgação dos resultados será realizada, agora com a prorrogação das inscrições, no dia 30 de setembro de 2021. Os interessados podem se inscrever pessoalmente, na sede da Semuc (Avenida XV de Novembro, nº 1.820 – Centro) ou pelos Correios.

É importante destacar que o envio de trabalhos pelos Correios serão aceitos com data de postagem até 30 (trinta) de agosto e cada participante poderá concorrer com no máximo 3 (três) trabalhos em cada categoria. Troféu e certificado serão entregues aos primeiros colocados.

Sobre o concurso

Regulamentado pelo Decreto nº 2.549, de 01 de abril de 2009, o concurso é divido da seguinte forma:

Prêmio Leopoldo Scherner de Literatura / Prêmio Leopoldo Scherner – Jovem Escritor

Além de estimular a leitura e escrita através do conto, crônica, poesia e redação, o prêmio reconhecerá – com certificado e troféu – os três (3) primeiros colocados em cada categoria.

O conto, a crônica e a poesia deverão ser apresentados em 3 (três) vias impressas em folha A4, digitadas em espaço 1,5 (um e meio), fonte Arial, tamanho 12 (doze), em uma só face, no máximo 3 (três) páginas.

Cada um dos trabalhos deverá ser acompanhado de ficha de inscrição e CD com o respectivo arquivo gravado em formato Word. No(s) trabalho(s) deverá(ão) somente constar o título e o pseudônimo.

Prêmio Sebastião Cortês de Fotografia

A(s) fotografia(s) poderá(ão) ser digital(ais) e/ou convencional(ais), preto e branco e/ou colorida(s), no tamanho 20cmx25cm, em papel fotográfico fosco sem margem e não poderá(ão) conter nenhum tipo de retoque ou montagem.

No verso de cada fotografia deverá constar etiqueta adesiva com o pseudônimo do fotógrafo, título da fotografia, data e local de onde foi realizada a fotografia.

Toda(s) a(s) fotografia(s) deverá(ão) ser entregues com seu(s) negativo(s) e/ou CD com arquivo eletrônico, além da ficha de inscrição.

Menores de 18 anos deverão encaminhar também ficha de inscrição com dados do responsável, juntamente com o(s) trabalho(s).

Confira todos os detalhes do concurso e as fichas de inscrição, logo abaixo, e participe: