Prefeitura de São José dos Pinhais publica decreto que prevê reassentamento de moradores do Jardim Modelo

COM ASSESSORIAS – Um novo capítulo da história dos moradores do Jardim Modelo começou a ser escrito nesta sexta-feira (27), com a publicação do Decreto 5.638/23 no Diário Oficial de São José dos Pinhais. Esse é um importante passo que visa garantir bem-estar para aproximadamente 200 famílias que vivem próximas ao Rio Pequeno.
O decreto prevê o reassentamento dessas famílias e outras obras para conter consequências da chuva, além de beneficiar mais de 5 mil moradores da região. A área total que será desapropriada para a iniciativa é de 55.355,59 metros quadrados, na qual serão disponibilizados 165 lotes para a construção de moradias populares e seguras para as famílias locais.
O plano da administração pública municipal inclui a implantação de um dique destinado a conter as águas das chuvas e prevenir futuras inundações e desastres naturais na região. Além disso, serão feitas obras de urbanização, saneamento, habitação, pavimentação, conservação ambiental e promoção do desenvolvimento socioeconômico, bem como medidas de segurança. O investimento total nessas obras está estimado em R$ 41 milhões.
A assinatura do Decreto 5.638/23 ocorreu no dia 18 de outubro, em um evento que reuniu a prefeita Nina Singer, membros da comunidade local e diversas autoridades municipais. O decreto representa uma conquista significativa para as famílias afetadas pelas chuvas e uma demonstração do compromisso da administração municipal em melhorar a qualidade de vida dos são-joseenses que vivem em áreas de risco.