Unidades de Ensino podem agendar visitas educativas ao Meliponário e ao Jardim das Sensações

COM ASSESSORIAS – Unidades de Ensino que desejam incentivar a Educação Ambiental podem agendar visitas ao Meliponário Municipal e ao Jardim das Sensações, localizados no Parque São José. Essas duas atrações têm como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da sustentabilidade e da preservação, ajudando a construir uma geração mais consciente e comprometida com o meio ambiente.
A visita ao Jardim das Sensações é uma vivência que também permeia questões de inclusão social, possibilidades terapêuticas e pedagógicas, permitindo experiências ricas para o ensino formal e para o não formal. O espaço propicia que os visitantes sintam as plantas assim como as pessoas privadas de visão as percebem, por meio do contato direto com as diferentes formas, texturas e aromas.
O Meliponário
Inaugurado em setembro de 2023, faz parte de um esforço para proteger as populações de abelhas nativas sem ferrão (ASF), além de promover a Educação Ambiental por meio das visitas guiadas.
Com capacidade para até 70 colmeias, o Meliponário abriga caixas de espécies como jataí, mandaçaia, guaraipo, tubuna, canudo, manduri, iraí, borá, mirim-emerina, mirim-guaçu e mirim-preguiça. O espaço integra o Programa Colmeias Urbanas, que instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em escolas e espaços públicos.
Além de seu potencial educativo, o Meliponário também atua como um hospital de abelhas, recebendo de outras unidades municipais colmeias consideradas fracas, com o objetivo de recuperá-las e, em seguida, devolvê-las à natureza.