Grande Curitiba

Alunos do CEEP fazem o plantio de 100 árvores no Parque Multieventos

28 de setembro de 2020 às 16:35
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – Comemorado anualmente em 21 de setembro, o Dia da Árvore fomenta diversas ações em prol do plantio de árvores. Em Fazenda Rio Grande, na última semana, a secretaria de meio ambiente realizou o plantio de mil mudas no município. Também engajado na causa, o Colégio Estadual Erotides Ângelo Nichele (CEEP) fez uma ação com os alunos do curso técnico em meio ambiente, que plantaram 100 mudas de Araucárias e Guabirobas no Parque Multieventos.

De acordo com a engenheira ambiental e coordenadora do curso, Laís Ribas, a ação faz parte do projeto Respire Fundo, desenvolvido durante a pandemia para propor algo diferente nesse período de aulas online. “O projeto teve como objetivo motivar os alunos, professores e equipe nesse momento de pandemia. Todos estávamos cansados de ficar seis meses na frente computador”, explica.

Antes do plantio das mudas, os alunos tiveram aulas sobre diversos assuntos relacionados às plantas. “Para eles plantarem essas espécies, eles tiveram que estudar toda a área, calcular emissões de CO2 , métodos de recuperação daquele determinado núcleo etc.”, conta a coordenadora.

Segundo ela, foi um trabalho em conjunto de todas as disciplinas. Em química, os alunos aprenderam a composição dos elementos das árvores; em física, o poder calorífico da madeira; em português, desenvolveram um telejornal sobre o projeto; e assim por diante.

A ação contou com a parceria da secretaria de Meio Ambiente, que indicou o Multieventos para a realização do plantio. A escolha do local se fez pela área de recuperação já existente no parque. Para a segurança de todos, a equipe organizou os alunos por escala e tudo seguindo os devidos cuidados (uso de máscaras e álcool em gel). Não era uma atividade obrigatória.

“Os alunos adoraram, pois como o curso do meio ambiente envolve muito o contato em campo, eles estavam sentindo falta. Então isso foi primordial para dar um gás para o último trimestre que inicia hoje”, ressalta Laís.

Em entrevista a uma das alunas, a engenheira florestal da secretaria de meio ambiente, Adriana de Biassio falou das vantagens trazidas pelas árvores: diminuição da poluição atmosférica, sombra em dias de calor, diminuição da temperatura que tem aumentado devido ao aquecimento global, mais umidade do ar, barreira para a poluição sonora, abrigo para pássaros, diminuição do risco de enchentes, entre outras.