Grande Curitiba

Pinhais sedia 1º Encontro de Conselhos de Alimentação Escolar da Região Sul

Evento foi realizado nos dias 24 e 25 de julho no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no bairro Weissópolis
25 de julho de 2025 às 11:19
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nos dias 24 e 25 de julho, Pinhais sediou o 1º Encontro de Conselhos de Alimentação Escolar da Região Sul. O evento teve como objetivo oportunizar e ampliar o protagonismo dos conselhos e dos conselheiros de alimentação escolar estaduais e municipais como agentes executores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Presente no evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância do tema debatido. “Nossa cidade tem apenas 33 anos de emancipação política, mas temos sido referência em várias áreas. Eu fico bem feliz em sermos parceiros nesse primeiro encontro. Quando nós podemos contribuir, é realmente uma satisfação, enquanto poder público, enquanto parceiros de uma temática tão necessária, tão importante que é a alimentação escolar”, enaltece.

“No nosso município atendemos 13.800 crianças e servimos cerca de 34.000 refeições ao dia. Então é uma logística incrível e nossas crianças recebem uma alimentação realmente bem balanceada. É um trabalho dinâmico que envolve toda a comunidade escolar”, destaca.

O presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado do Paraná, José Valdivino de Moraes, agradeceu a disponibilidade do município em receber o encontro. “Quero agradecer a receptividade e acolhida de Pinhais, na figura da prefeita Rosa Maria agradeço o apoio de todos. Fomos construindo coletivamente esse evento, pensamos em um encontro mais expositivo, entendo que temos aqui no Paraná uma boa referência em relação à alimentação escolar. Não só pensar em recursos, mas nós precisamos construir as bases pedagógicas, onde se transforma a alimentação escolar em conhecimento. Acho que são questões que nós precisamos trazer e olhar para isso”, reforça.

O encontro reuniu nutricionistas, responsáveis pela execução do PNAE, membros dos conselhos de alimentação escolar dos três estados do Sul, professores e educadores responsáveis pela manipulação dos alimentos, agricultores familiares, cooperativas, associações de agricultura familiar, pesquisadores, extensionistas rurais, acadêmicos da área de alimentação, entre outros. Os eixos trabalhados durante o encontro foram: qualidade na alimentação escolar, orçamento, ampliação de investimentos e prestação de contas; Alimentação escolar como condição para o acesso e permanência dos educandos na educação.

A equipe organizadora do evento foi composta por membros da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Alimentação Escolar dos Estados do Paraná, de Santa Catarina e do Grande do Sul. A ação também contou com o apoio dos Conselhos Estaduais e Municipais de Alimentação da região Sul, as Prefeituras de Pinhais e de Piraquara, Itaipu Binacional e a Federação de Pais e Mães de Alunos do Estado do Paraná (Fetamef).

Presenças

Também prestigiaram o encontro, a secretária de Governo de Pinhais, Ana Paula Cordeiro Mendes; a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Leila Aubrift Klenk; a deputada estadual e coordenadora da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Rafagnin; o procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior; a presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona; a diretora administrativo-financeira do Fundepar, Noemi Beatriz Grünhagen; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Paraná, Carlos Eduardo Dias Pereira; a representante do Conselho Regional de Nutrição (CRN 8), Vanessa Crisostomo Martins; a vice-presidente do Conselho Federal de Nutrição, Carla Regina Galego; a nutricionista e coordenadora geral do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Paraná, (Cecane -PR), Caroline Opolski Medeiros; a assessora da diretoria do IDR Paraná, Solange Maria da Rosa Coelho; a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Ana Lúcia Rodrigues.

Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), Maurício Requião de Mello e Silva; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Ana Lice Bernardi; a presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Santa Catarina, Júlie Alexandra Marchetti Poglia; o conselheiro do Conselho Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar, também presidente do Conselho de Alimentação Escolar do Mato Grosso do Sul, Brito Ribeiro; a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná, Márcia Stolarski; a coordenadora de mulheres da Regional de Curitiba da Federação dos Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Adriana Ribeiro; o representante da Central da Reforma Agrária CCA Paraná, Josenildo Arruda; a representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar, Silvia Mara Woiciechowski; a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-Paraná), Roseli Pittner; a agente educacional, merendeira e conselheira do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Paraná, Celina Silva, no ato representou todas as merendeiras do estado do Paraná.