Dia do Escritor: conheça a Associação de Escritores de São José dos Pinhais e os autores que fortalecem a literatura local

COM ASSESSORIAS – No Dia do Escritor, celebrado nesta sexta-feira, 25 de julho, São José dos Pinhais tem muitos motivos para comemorar. Um deles é a atuação da Associação dos Escritores de São José dos Pinhais (AEsc-SJP), entidade que há dois anos vem unindo autores, promovendo a literatura e estreitando os laços entre escritores e a comunidade local.
Apoiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), a associação é hoje um importante instrumento de valorização da escrita e da memória da cidade. A iniciativa de fundar a associação partiu da escritora Zoraide Lepinski Gosek, atual presidente da entidade.
Após sentir a necessidade de trocar experiências com outros autores e buscar orientações sobre o processo de publicação independente, Zoraide mobilizou escritores locais e elaborou o estatuto da associação. Além disso, a escritora também conseguiu parcerias importantes, como com o SESC São José dos Pinhais, que hoje cede o espaço para as reuniões mensais.
“Quando formalizamos a associação, começamos a participar de eventos culturais, realizar oficinas em escolas e a levar nossos livros para mais perto da população. Tudo isso com apoio da Secretaria de Cultura, que sempre esteve conosco na realização dos lançamentos e atividades”, explica Zoraide.
Com apoio da Semuc, a AEsc-SJP participa de feiras literárias, como a Femuli, promove contação de histórias, oficinas e rodas de leitura nas escolas e bibliotecas do município — muitas delas como contrapartidas culturais oferecidas gratuitamente à comunidade. A parceria com a Prefeitura também inclui apoio logístico e técnico para os eventos da associação, com disponibilização de som, cerimonial, banners e uso de espaços públicos como o Teatro Municipal Ernani Zétola e a Usina da Música.
“Essa parceria entre a Secretaria e a Associação tem ajudado a fomentar a literatura local e criar oportunidades para novos talentos”, reforça Zoraide.
Atualmente, a AEsc-SJP conta com 24 escritores associados, com diferentes estilos e trajetórias, mas todos com o mesmo objetivo: incentivar a leitura e compartilhar conhecimento por meio dos livros. Conheça mais sobre a associação no vídeo:
Vozes das gerações
Entre os autores mais jovens da associação está o escritor de fantasia Maykon Douglas de Lima, que ingressou na AEsc-SJP em 2024. Junto com o irmão, Matheus Henrique de Lima, ele escreveu uma obra voltada ao público jovem adulto, unindo aventura e reflexões sociais.
“Sempre gostei de ler, mas não sabia como começar a publicar. Quando entrei para a associação, recebi todo o apoio necessário. Foi um grande passo na realização de um sonho de infância”, conta Maykon.
O autor participou de ações promovidas pela associação em parceria com a Prefeitura, como o pré-lançamento do livro na Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros e o lançamento oficial no Teatro Municipal. A obra também foi apresentada a estudantes, incentivando o debate e o interesse pela leitura entre os adolescentes.
Já para a escritora Maria Angélica Marochi, contar histórias vai além da ficção. Ela é autora de dez livros que retratam diferentes aspectos da história de São José dos Pinhais, desde os costumes das famílias tradicionais até a economia local nas décadas passadas.
Seu primeiro livro foi criado há mais de 20 anos, contando a história da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Já em sua obra mais recente, Memórias são-joseenses, lançada em 2023, Maria Angélica reuniu mais de 290 entrevistas com moradores do município, buscando entender o cotidiano da cidade nas décadas de 1920 e 1930 e compará-lo com os dias atuais.
“A nossa luta é estimular as pessoas a conhecerem mais, saberem mais. Que as escolas levem as crianças para bibliotecas, participem de projetos; tudo isso desenvolve o senso crítico”, afirma a escritora.
Para Maria Angélica, a criação da AEsc-SJP é um marco importante para manter a leitura viva na cidade.
“Estou feliz com a criação da associação e em ver como jovens estão buscando ser associados, pesquisando e trabalhando com livros de diferentes temas”, finaliza.
Faça parte da associação
Se você escreve, tem um livro pronto ou apenas o desejo de aprender e compartilhar experiências, essa é a oportunidade perfeita para dar os primeiros passos. As reuniões da AEsc-SJP são realizadas no último sábado de cada mês, às 9h, no Sesc São José dos Pinhais, localizado na Avenida Rocha Pombo, nº 2.864 – Águas Belas.