Centro de Convivência da Pessoa Idosa passa a priorizar alimentos mais saudáveis

COM ASSESSORIAS – Os idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Araucária agora contam com um cardápio mais nutritivo nos lanches servidos diariamente no local. A mudança busca melhorar a qualidade da alimentação, substituindo produtos ultraprocessados, como sucos artificiais e biscoitos industrializados, por preparações mais saudáveis, com alimentos in natura e minimamente processados, ricos em fibras e com controle na adição de sódio.
A iniciativa também contempla rigorosos cuidados sanitários, com supervisão de uma nutricionista e preparo feito por cozinheiras capacitadas. Entre os alimentos oferecidos estão quirerinha, caldos, sopas, canjica, arroz-doce, torta salgada e bolo de banana, receitas que valorizam ingredientes frescos e sabores caseiros.
Letícia Maria da Conceição, de 78 anos, moradora do bairro São Sebastião, participa das aulas de ginástica e dos bailes quinzenais no CCPI. Ela aprovou o novo cardápio: “Tem tido umas comidas mais caseiras, todo mundo gosta. Estar aqui já é bom por distrair a mente e fazermos amizades”, relata.
De acordo com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os cuidados com a alimentação começam já na aquisição dos produtos, que priorizam qualidade nutricional e aproveitamento integral dos alimentos.