Grande Curitiba

Sucesso do “Castração Solidária” depende do comprometimento dos donos dos animais

Na última campanha deste ano (de 8 a 11 de dezembro), foram agendados 640 animais para a cirurgia, mas 147 não apareceram no dia agendado. Dos que compareceram, houve ainda 43 animais que foram reprovados na ocasião porque houve erro no jejum do animal, um dos requisitos que os donos precisam estar atentos
14 de dezembro de 2021 às 17:19
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), reforça a importância do comprometimento dos donos dos animais selecionados para o Programa Castração Solidária. Na última campanha deste ano (de 8 a 11 de dezembro), foram agendados 640 animais para a cirurgia, mas 147 não apareceram no dia agendado. Dos que compareceram, houve ainda 43 animais que foram reprovados na ocasião porque houve erro no jejum do animal, um dos requisitos que os donos precisam estar atentos.

A SMMA tem entrado em contato prévio com o dono do animal selecionado para que ele retire o agendamento na secretaria, bem como as informações necessárias para que a cirurgia seja realizada. Essas ausências citadas na última campanha estão relacionadas a donos que foram até a SMMA retirar o agendamento e não compareceram na data agendada. Os donos também recebem informações importantes como, por exemplo, sobre o jejum, informando o horário correto da última alimentação do animal. Logo, a realização da cirurgia (assim como o pós operatório) depende muito dos cuidados necessários a serem cumpridos pelo dono do animal.

Um dos benefícios do “Castração Solidária” é colaborar no controle populacional de cães e gatos no município. Por meio do programa da Prefeitura, a cirurgia é gratuita. A ausência sem qualquer justificativa prejudica o andamento da sequência de cirurgias contratadas pela Prefeitura. Imprevistos podem acontecer, mas caso a pessoa sabe que não poderá levar o animal é importante avisar com antecedência a equipe da Secretaria de Meio Ambiente para que a vaga seja repassada para outra que também aguarda pelo atendimento.

Mais informações sobre a Castração Solidária: CLIQUE AQUI