Grande Curitiba

No Dia do Aposentado, confira as atividades oferecidas pela prefeitura para a terceira idade

São atividades esportivas e oficinas para que a população que já contribuiu tanto pela nossa cidade tenha uma vida ativa, estimulando a convivência social e prevenindo doenças.
24 de janeiro de 2023 às 12:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Hoje, 24 de janeiro, é o Dia Nacional do Aposentado. E para celebrar a data, a Prefeitura de Campo Largo relembra algumas atividades gratuitas oferecidas para o público da terceira idade que, na maioria dos casos, é aposentado. O objetivo é que a população que já contribuiu tanto pela nossa cidade mantenha uma vida ativa, estimulando a convivência social e prevenindo doenças.

Esporte – A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC) oferece aulas de vôlei-câmbio (vôlei adaptado para a terceira idade), hidroginástica, natação e ginástica adaptada. As aulas acontecem na Vila Olímpica Antonio Lacerda Braga . Para algumas modalidades as vagas já estão preenchidas, mas informações sobre lista de espera e inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 99793-0968 (whatsapp).

Além das aulas, são mais de 50 academias ao ar livre instaladas em várias regiões do município, disponíveis para que os aposentados e idosos mexam o corpo e pratiquem atividades físicas.

De outubro a dezembro, a Prefeitura instalou novos equipamentos na  Vila Olímpica, no Jardim Tropical, no Parque Newton Puppi, entre outros.

Social – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, promoveu de agosto a dezembro de 2022 as Oficinas de Convivência e Integração do Idoso nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Largo. O projeto foi realizado através do programa Parceiro do Idoso, do banco Santander, e ofertou oficinas gratuitas de artesanato, música, dança, ginástica, terapia cognitiva, novas tecnologias e de jogos de mesa e de tabuleiro.

Nesta quarta-feira (25), o projeto, que atendeu mais de 150 pessoas por mês em 2022, passará por nova licitação e caso seja aprovada a renovação da parceria, novas oficinas serão ofertadas. Além disso, no dia 10 de fevereiro será inaugurado o Centro de Convivência Jerônimo Stoco Momi, no centro. O local vem sendo preparado há meses pela SMDS para receber os aposentados e idosos em oficinas, palestras, entre outras atividades. O Centro de Convivência fica na rua XV de Novembro, 1882.

Cultura – A Casa da Cultura também oferece uma série de atividades e oficinas gratuitas das quais os aposentados podem participar. Tem aulas de zumba, violão e artesanato. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/culturacampolargo

A Casa da Cultura fica na Rua Centenário, nº 2011 – Centro.