Grande Curitiba

Casa Encantada recebeu quase 2 mil alunos da rede municipal de ensino em 2022

22 de dezembro de 2022 às 13:01
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Casa Encantada fica localizada no Instituto Federal do Paraná – Campus Colombo, o projeto é gerenciado pelo Departamento de Cultura e só neste ano recebeu quase duas mil crianças das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

A Secretaria Municipal de Educação realizou uma parceria com o Projeto Casa Encantada para que as crianças pudessem ser contempladas com a visita ao local. O calendário foi organizado pela própria Secretaria de Educação (Núcleo Pedagógico de Educação Infantil), começando pelas crianças mais velhas, que já tem 5 anos completos. Em seguida, foi organizado, com as crianças mais adaptadas à rotina escolar, com os alunos de 4 anos completos e até o final deste ano foram recebidas as crianças de 3 anos.

A metodologia do projeto é receber as crianças na porta e realizar uma pequena apresentação sobre o que irão encontrar. Posteriormente, ao entrar, observam e recebem informações sobre a Mata de Araucárias, conhecem a casa da Fada/biblioteca. A seguir, Fada Azura conta uma história de maneira dramatizada. As crianças fazem uma atividade artística relacionada à história e manuseiam os livros e brinquedos pedagógicos e lúdicos da Biblioteca.

Por fim, vão à área externa visitar o jardim dos Duendes e conhecer a “vovó araucária” (a maior árvore do bosque, com idade estimada de 100 anos).

Para o ano de 2023, a parceria entre a Secretaria de Educação e a Casa Encantada continua, sendo o calendário de visitas organizado em sequência aos alunos e instituições da rede municipal de ensino que ainda não conhecem o projeto.