Grande Curitiba

Fundo de Previdência Mais Futuro assina parceria para realização de prova de vida digital através do app LivID

Processo digital poderá ser feito em apenas dois minutos e evitará o deslocamento por parte de pessoas de grupo de risco em tempos de coronavírus
23 de julho de 2020 às 11:32
Paulo Matta, criador do aplicativo LivID, que realiza a prova de vida digital. (Foto: Renan Araujo)

COM ASSESSORIAS – O Mais Futuro, fundo de previdência privada paranaense, assinou uma parceria para realizar a prova de vida digital por meio do LivID, aplicativo da Gateware, empresa curitibana de tecnologia da informação. Todos os assistidos do fundo poderão comprovar suas informações para o recebimento das aposentadorias a partir desse mês de julho. Todo o processo exime a necessidade de realização de qualquer deslocamento, preenchimento de formulários ou processo presencial para o recebimento do benefício.

Para Paulo Matta, diretor de inovação da Gateware e idealizador do LivID, a utilização da solução visa trazer mais qualidade de vida a todos os aposentados do Fundo Mais Futuro e colabora para inibir os riscos aos idosos em tempos de Coronavírus.

“A solução LivID realiza o processo de gestão de prova de vida e recadastramento a qualquer hora do dia por meio de celular em apenas dois minutos, evitando deslocamentos e custos adicionais, além de permitir toda a gestão do processo para seus clientes. É uma solução de forte aspecto social, que leva em consideração as dificuldades de mobilidade e condições de saúde, especialmente em um período em que os idosos sofrem com as ameaças do COVID-19”, ressalta Paulo Matta, CEO da Bexpo.

Para realizar a prova de vida, o usuário envia três fotos: uma de seu próprio rosto, uma de seu documento e na terceira, uma foto do rosto ao lado do documento. A solução utiliza uma tecnologia de reconhecimento facial, de imagens e de inteligência artificial que identifica o rosto do beneficiário ao detectar movimentos faciais e pontos da imagem, que torna capaz de ler a imagem para que as informações cadastrais sejam preenchidas.

Caso haja qualquer problema de visibilidade nas fotos, dúvida ou erro, o cadastro passa por uma análise manual dos técnicos da plataforma. Todo o processo é atualizado em tempo real e pode ser acompanhado pelo beneficiário e pelo Mais Futuro. Após a comprovação, o benefício é liberado imediatamente. O usuário também possui um suporte técnico em caso de dúvidas ou dificuldades.

O LivID é um aplicativo criado pela startup Bexpo, adquirida pela Gateware em abril. Em dois meses, com a expansão da atuação comercial, a Bexpo dobrou o número de clientes, chegando a mais de 15 mil beneficiários em todo o Brasil, e aumentou em 400% o número de possíveis interessados na solução. A meta da Gateware é que o aplicativo alcance mais de um milhão de aposentados e pensionistas em três anos.

Mais Futuro

Antes do LivID, a comprovação da prova de vida era realizada presencialmente na sede física do Mais Futuro. O beneficiário comprovava seus dados com um documento com foto e outros documentos obrigatórios. Em alguns casos, também era necessária a ida ao cartório ou ao banco para a comprovação das informações. Segundo o gerente de novos negócios, Ricardo Drigo, a prova de vida digital será totalmente integrada a um novo portal do participante que oferecerá mais facilidades aos clientes. Além disso, o aplicativo também será usado para recadastramento.

Segundo Drigo, a utilização do LivID para a realização da prova de vida faz parte da implantação de processos e soluções digitais por parte do fundo Mais Futuro.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso das pessoas às soluções previdenciárias e desburocratizar os processos. Queremos nos inserir nesse processo de digitalização que será inevitável para qualquer fundo de pensão no país. A pandemia acelerou nossos investimentos em processos tecnológicos e a solução da Gateware veio de encontro a nossa mentalidade”, afirma.

Segundo ele, há a possibilidade de que no futuro outras soluções digitais da Gateware possam ser utilizadas para a realização de cadastro de assistidos, concessão de linhas de crédito, contratos de adesão e oferecimento de outros serviços e produtos. “O usuário poderá ter mais comodidade com acesso a todos os serviços de forma acessível e sem sair de casa”, destaca Drigo.

Com 15 anos de existência, o Mais Futuro, antigo Fundo Paraná, trabalha com um conjunto de soluções previdenciárias, que inclui planos de previdência privada, seguros de renda, linhas de crédito para os participantes e um forte trabalho com educação financeira previdenciária. o Plano Cooperativo de Previdência Mais Futuro democratizou o acesso a um Plano Fechado de Previdência Privada, permitindo que qualquer pessoa física e jurídica possa aderir a um Fundo de Pensão. Atualmente, administra 5 planos de previdência e possui mais de 13 mil participantes em todo o país com um patrimônio total de R$150 milhões.