Grande Curitiba

Presépios e Cantata são atrações do Natal na Regional Bairro Novo

28 de novembro de 2022 às 11:32
(Foto Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Regional Bairro Novo já está em clima de Natal. Além da ampla programação dos festejos natalinos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022, a região também contribui com os presépios da Rua da Cidadania e do Parque Lago Azul, que já podem ser visitados, e a Cantata de Natal, um coro de mil crianças, que todos os anos encanta curitibanos e turistas. A apresentação está marcada para o dia 16 de dezembro, às 20h, na Rua da Cidadania do Bairro Novo.

A Cantata de Natal é um espetáculo ao ar livre com um repertório inclui 12 músicas como Bandeira do Divino, Noite Feliz, Bate o Sino e Uma Estrela Renasce.

De acordo com a maestrina Cristiane Alexandre, os ensaios começaram em outubro e seguem uma estratégia que inclui a colaboração dos professores da rede municipal de ensino.

“Estamos trabalhando com crianças de 19 escolas e isso só é possível graças à dedicação dos professores, que participam ativamente, colaborando com nosso trabalho”, explicou Cristiane Alexandre, que é mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do programa MusicaR.

Sementinha lançada

Os professores contam com a assessoria da maestrina auxiliar Júlia Saggin. Participam da cantata crianças de 7 a 10 anos, que são acompanhadas pela Banda Lyra Curitibana.

“Tem apenas uma chance de ver nosso espetáculo e vale a pena porque é muito bonito. Nós estamos dando continuidade ao trabalho da maestrina Esmeralda, que plantou uma sementinha e hoje nós temos este grande projeto”, comentou Cristiane, que atuou como auxiliar dela em 2018 e 2019.

Esmeralda Rovani coordenava a Cantata desde 2006 e faleceu em abril de 2021 vítima da covid-19. O projeto começou com corais individuais, cresceu e ganhou o coro de centenas de crianças.

Presépio no Lago Azul

Outra tradicional atração de Natal do Bairro Novo também já pode ser visitada pelos curitibanos e moradores da região. É um presépio em tamanho natural, montado na Rua da Cidadania, e também no Parque Lago Azul. A representação do nascimento de Jesus Cristo está exposta na Casa Farinheira.

O presépio foi criado para o Natal de 1993 pela artista plástica e carnavalesca Rosa Magalhães, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro.

Na época, o presépio foi montado nas escadarias da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, sob supervisão dos artistas curitibanos Elvo Benito Damo e Ney Souzah.

Mas em 2005, o presépio foi transferido para a Rua da Cidadania do Bairro Novo, iniciando então uma das maiores tradições natalinas da região. A visitação pode ser feita todos os dias, das 6h às 20h. O acesso é gratuito.

Cantata de Natal da Regional Bairro Novo

Data: 16/12 – 20h
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)
Presépio de Natal

Locais: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado) e Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831, Umbará)
Horário de visitação: 6h às 20h