Grande Curitiba

Evento na Praça Eufrásio Correia celebra os 330 anos de Curitiba e da Câmara Municipal

14 de março de 2023 às 15:47
(Foto: Ricardo Marajó)

COM ASSESSORIAS – A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, no dia 25 de março, um sábado, evento em comemoração aos 330 anos da capital e também da CMC. Atividades esportivas e culturais vão ocupar a Praça Eufrásio Correia, ao lado da Câmara.

A realização do evento Câmara 330 anos tem apoio da Prefeitura, da Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude, de Defesa Social e Trânsito e da Saúde.

“Nossa Curitiba e a Câmara Municipal, a casa do povo, chegam aos 330 anos. Vamos comemorar porque motivos não faltam, a cidade está cada vez mais comprometida com iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável”, afirma o prefeito Rafael Greca.

O prefeito vai participar da festa no dia 25. Com o presidente da CMC, Marcelo Fachinello, vai recepcionar os participantes da caminhada que vai começar às 10h30 na Praça Oswaldo Cruz e seguir até a Eufrásio Correia. “A Câmara Municipal quer atrair e receber a população para este evento pensado para ocupar o entorno da Casa e a praça, espaço tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, fomentando o comércio, a segurança e a integração entre o Legislativo e sua vizinhança”, diz Fachinello.

Programação

Uma feira gastronômica e a programação destinada à diversão dos curitibinhas terão início às 11h. A abertura oficial do evento Câmara 330 anos será na sequência, às 11h15.

Para movimentar o público, a programação terá convidados que fazem sucesso nas redes sociais. O educador físico, influenciador digital, personal trainer e escritor Aurélio Alfieri comandará, às 11h30, um aulão de alongamento. Às 13h30, haverá aula-show com a educadora física, personal trainer e influenciadora Renatinha de Lima. Também haverá aulões de zumba com a educadora física Ale Brito, às 14h30, e de ioga, às 15h.

A partir das 14h, serão abertas as tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá. Orientadas por profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, os jogos trarão atividades como rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete-ombro (também conhecido como bets) e futebol de botão.

Música e história

Criada há 40 anos, a Banda Lyra Curitibana será a responsável pela abertura da programação musical, a partir das 11 horas. O grupo tem um repertório vasto: da música erudita até o samba, trilhas musicais, mambos, marchas e hinos.

Outras bandas se apresentarão ao longo do sábado. Às 12h30, o repertório ficará por conta de vereadores de Curitiba. Às 14h, subirão ao palco os DJs da Disco Joints. Às 16h15, se apresentará o grupo folclórico Odori, do Nikkei Curitiba, em homenagem à cultura japonesa. Por fim, uma orquestra de cordas vai encerrar as apresentações, às 17h.

Tour pelo palácio

Para fechar a programação cultural do evento, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba, estará aberto para a visitação. Além disso, haverá uma visita guiada ao prédio histórico finalizado em 1895, inicialmente construído para abrigar a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

A atividade terá vagas limitadas, e, em breve, serão abertas as inscrições para o tour especial.

Programação do evento do dia 25 de março

  • A partir das 10h – Caminhada em celebração aos 330 anos da Câmara Municipal e de Curitiba. Saída da Praça Oswaldo Cruz
  • 11h – Início da feira gastronômica e atividades kids na Praça Eufrásio Correia
  • Das 11h às 12h – Apresentação da Banda Lyra Curitibana
  • 11h15 – Abertura oficial do evento na Eufrásio Correia
  • 11h30 – Aulão de alongamento com Aurélio Alfieri
  • 12h30 – Banda CMC (vereadores e servidores)
  • 13h30 – Aula show com Renatinha de Lima
  • 14h – Início das atividades dos Jogos do Piá
  • 14h – Apresentação Disco Joints
  • 14h30 – Aulão de zumba
  • 15h – Aulão de ioga
  • 16h15 – Apresentação Odori – Comunidade japonesa – 16h15
  • 16h30 – Apresentação Disco Joints
  • 17h – Show da Orquestra à base de cordas
  • 18h – Encerramento