Grande Curitiba

Com asfalto novo, ruas do Xaxim se tornam alternativa de tráfego

28 de abril de 2023 às 10:57
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Morador do Xaxim, na Regional Boqueirão, há pouco mais de 1 ano, somente agora o técnico de aquecedores a gás Marcos Aurélio Lowen se anima a dirigir pela sua rua, a Osni Silveira. O motivo é o asfalto novo levado pela Prefeitura e que, aos poucos, vai tomando o lugar dos antigos 773 metros de antipó da via.

Situada entre as ruas Cristiano Strobel e Francisco Derosso, a Osni Silveira não é a única a receber a benfeitoria. O mesmo está acontecendo ao longo dos 875 metros de outra via residencial do bairro: a paralela Jorge Wendler. Com isso, são mais 1,5 quilômetro de ruas planas e com pavimento de qualidade superior à do antipó.

Rua renovada, novo caminho

“Pra fugir dos buracos, eu usava as laterais, que estavam em melhores condições. Agora vai ser diferente, bom para agilizar o meu deslocamento”, comemorava o trabalhador, nesta quinta-feira (27/4), observando o movimento de máquinas em frente ao seu endereço, quase na esquina com a rua que leva o nome de um antepassado – Heinrich Lowen.

Além de acabar com a necessidade constante de manutenção do pavimento e levar mais qualidade de vida para quem mora nos dois endereços, o asfalto novo valoriza os imóveis e deve ajudar no escoamento do tráfego. “Parte dele poderá ser deslocado para as duas novas vias pavimentadas, desafogando a Rua Waldemar Loureiro de Campos e facilitando a ligação entre Boqueirão e Xaxim”, explica o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Antigos moradores comemoram

Vizinhos de frente de Lowen e moradores da via há mais de 50 anos, Henrique e Irmgard Rogalski também comemoram.

“Dá até pra repintar o portão. Sem todo aquele pó na pintura fresca, agora ela vai ficar melhor e durar mais”, planeja Henrique. “O pessoal da Prefeitura vinha tapar os buracos mas, em seguida, tinha outros e o pó subia. Até que enfim, chega disso”, observa Irmgard.

Um dos primeiros moradores da rua, o casal chegou ao endereço antes mesmo do antipó. “Quando a gente chegou, por aqui era tudo mato e tinha poucos vizinhos por perto. Tomara que não fique muito barulhento, já que vai passar mais carros na nossa rua”, diz o aposentado, que divide com a mulher os cuidados com o jardim da casa, além dos cães e gatos de estimação.

Desde que o prefeito Rafael Greca voltou à Prefeitura (2017) até fevereiro deste ano, a Regional Boqueirão ultrapassa 61 quilômetros de asfalto novo colocado em mais de 130 ruas. “É a administração do prefeito Rafael Greca atuando para deixar as ruas em boas condições para quem vive ou visita Curitiba, a pé ou de carro”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.