Grande Curitiba

Câmara de Curitiba comemora os 25 anos do Dia Municipal da Soka Gakkai

A data foi instituída em 1999, por iniciativa do então vereador Rui Hara. A Soka Gakkai reúne mais de 12 milhões de associados distribuídos em 192 países.
6 de maio de 2024 às 10:54
(Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta sexta-feira (3) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para exaltar os 25 anos da, que instituiu o Dia do Soka Gakkai (lei 9.591/1999). A iniciativa do evento foi do vereador Mauro Bobato (PP), segundo-secretário da CMC, que também presidiu a solenidade. Bobato destacou sua admiração pelas muitas manifestações da cultura japonesa e declarou que a filosofia Soka Gakkai é imprescindível em um momento em que o pacifismo se faz necessário no mundo.

Além de Bobato, compuseram a mesa o vereador Nori Seto (PP); Rui Hara, ex-vereador e autor da lei que instituiu o Dia do Soka Gakkai em Curitiba; Yasuhiro Mitsui, cônsul-geral do Japão em Curitiba; Adolfo Kenji Ito, responsável pela coordenadoria regional do estado do Paraná da Associação Brasileira Soka Gakkai Internacional; e Cezar Benevides, representando Paulo Hapner, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. A solenidade teve a participação da banda feminina Asas da Paz Kotekitai e da banda masculina Taiyo Ongakutai, ambas integrantes do Soka Gakkai.

Luz para uma era de esperança e paz

Nori Seto iniciou sua saudação oficial agradecendo a presença de todos. “Estou muito feliz por ver tanto amigos e amigas nesta comemoração alusiva ao Dia do Soka Gakkai, data instituída em lei municipal por iniciativa do então vereador Rui Hara. A propagação da filosofia budista de Nichiren Daishonin tem sido muito importante por enfatizar o respeito à vida e a busca incessante pela paz mundial”, disse o vereador.

Para Seto, tais ensinamentos se tornaram fundamentais diante das incertezas políticas do cenário internacional. “Não posso deixar de citar as palavras de Daisaku Ikeda, líder da Soka Gakkai Internacional, para quem não há ato mais bárbaro e trágico do que a guerra. Devemos acabar com essa doença cármica da humanidade, para concretizarmos o ideal da pacificação do planeta Terra em escala global”, ressaltou.

No entendimento de Nori Seto, é essencial valorizar relações sociais que não anulem as diferenças entre as pessoas, mas que as respeitem, sempre buscando a articulação dos grupos, mesmo que antagônicos, na busca das melhores soluções para o bem comum. “A filosofia do budismo Soka Gakkai é uma luz para uma era de esperança, paz, respeito mútuo e dignidade”, afirmou.

Seto destacou que o Soka Gakkai atua nas áreas de educação, arte, saúde, bem estar, ciência e humanismo, tendo iniciado suas atividades no Brasil no ano de 1963. “Desde esse momento, o Soka Gakkai mantém uma estreita sintonia com Curitiba, cidade ecológica e a mais inteligente do mundo e também a primeira cidade do planeta a ter uma praça com o nome de Tsunessaburo Makiguti, fundador da Sokka Gakai Internacional”, lembrou Seto, que também mencionou o Makiguti, uma parceria entre a entidade e a prefeitura de Curitiba inciada em 1999. “Em razão desas afinidades, foi proposta e aprovada a lei que instituiu o dia 3 de maio como o Dia do Soka Gakkai”, explicou.

O vereador esclareceu que a data é uma oportunidade anual para que os integrantes do movimento possam demonstrar suas boas práticas. Seto agradeceu a Mauro Bobato por ter proposto a solenidade. “Em um gesto de grandeza e harmonia, Mauro propôs essa sessão solene alusiva ao Dia do Soka Gakkai. E hoje é o dia do seu aniversário. Ele poderia estar com a família e amigos, mas veio promover essa homenagem à cultura japonesa. A ele, nossa eterna gratidão”, finalizou Nori Seto.

Mudar o mundo, mudar a si mesmo

Yasuhiro Mitsui, cônsul-geral do Japão em Curitiba, lembrou que em 1996, aos 31 nos, recebeu a solicitação por parte do egípcio Boutros Boutros-Ghali, então secretário-geral da ONU, de um encontro com Daisaku Ikeda, que desde 1960 estava à frente da Soka Gakkai, e que se notabilizou por propostas dirigidas à ONU a respeito de temas como desarmamento, educação, meio ambiente e pacifismo.

Em um primeiro momento, o encontro não foi possível, mas, posteriormente, Boutros-Ghali conseguiu conversar pessoalmente com Ikeda. “O encontro durou mais tempo do que estava programado o que demonstra seu sucesso. Na saída, Ikeda se aproximou de mim e curvou-se em agradecimento pela realização do encontro. Fiquei surpreso por ver quão linda era a postura de reverência. Naquele momento, pensei: quero ser como ele. Nesse sentido, também sou seu discípulo”, revelou.

O cônsul citou palavras do escritor russo Liev Tolstói: “Muitas pessoas querem mudar o mundo, mas poucas querem mudar a si mesmas”. Para ele, essa frase está na essência da grande transformação necessária para a construção de um mundo melhor. “O Soka Gakkai faz a sua parte e merece o reconhecimento proposto em função dos 25 anos da criação do Dia Municipal da Soka Gakkai”, afirmou Yasuhiro.

Praça Tsunessaburo Makiguti

Rui Hara, ex-vereador de Curitiba, e proponente da lei que instituiu o Dia da Soka Gakkai em 1999, revelou que teve a oportunidade de conhecer a Universidade de Soka, sede da Gakkai e o Museu da Soka Gakkai. “Encontramos o professor Ikeda em três ocasiões. Uma delas foi quando, em companhia do prefeito Cássio Taniguchi, entregamos a ele o título de Cidadão Honorário de Curitiba, instituído pelo então vereador Geraldo Bobato, pai do vereador Mauro”, disse Hara.

O ex-parlamentar afirmou que foram encontros gratificantes e inspiradores, pois Ikeda, de fato, personificava o espírito do pacifismo. “Realizamos vários projetos com a Soka Gakkai e um deles foi o Makiguti, já mencionado pelo vereador Nori Seto e realizado em 1999 em parceria com a Secretaria de Educação. Outro foi a praça Tsunessaburo Makiguti, cuja manutenção é feita pelos próprios integrantes da Soka Gakkai, cujo trabalho poderia ser estendido a outras praças da cidade ”, sugeriu o ex-vereador.

Compromisso de lutar pela paz mundial

Adolfo Kenji Ito, responsável pela coordenadoria paranaense da Associação Brasileira Soka Gakkai Internacional, lembrou que Daisaku Ikeda assumiu a presidência da Soka Gakkai em 1960, dois dias após o falecimento de Jossei Toda, o segundo presidente da entidade. “Ikeda deu início a uma série de viagens internacionais com o objetivo de propagar a Soka Gakkai pelo mundo, criando assim uma rede que hoje envolve mais de 12 milhões de associados, com presença em 192 países”, disse. Ainda segundo Ito, essa estrutura permite ao Soka Gakkai promover intercâmbios internacionais e ações em prol do pacifismo fundamentadas na dignidade do ser humano. “Neste 3 de maio, renovamos nosso compromisso de lutar pela felicidade das pessoas e pela paz mundial, herdando os ideais de nosso mestre Daisaku Ikeda, falecido em novembro último”, finalizou Adolfo Kenji Ito.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba