Grande Curitiba

Prazo para alistamento militar é prorrogado

Devem se alistar, até o dia 31 de agosto, jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano
30 de junho de 2021 às 16:42
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – O prazo para o alistamento militar obrigatório foi prorrogado até o dia 31 de agosto. Devem se alistar, jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021, no caso, aqueles que nasceram no ano de 2003. O procedimento deve ser realizado pela internet onde o jovem deve informar o número do CPF e preencher um formulário para validação dos dados pessoais.

De acordo com a secretária da Junta de Serviço Militar (JSM) de Pinhais, Ediane Wunderlich, por conta da pandemia, no último ano muitos jovens não realizaram a inscrição para o alistamento militar. “Quem está com essa pendência pode regularizar a situação. Não realizar o alistamento no prazo exigido resulta em multa, além de o jovem ficar em débito com o Serviço Militar. Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, ficando, entretanto, à disposição do país até os 45 anos de idade”, explica.

Para regularização, é necessário comparecer pessoalmente à sede da Junta Militar do município. Além disso, terá que pagar uma taxa que poderá ser quitada por meio de boleto bancário, Pix ou cartão de crédito.

Em Pinhais, além da opção de comparecer pessoalmente é possível entrar em contato com o órgão enviando mensagem pelo WhatsApp para o número (41) 3912-5626. Neste ano, a Junta Militar solicita aos jovens que vão regularizar sua situação que doem um quilo de alimento não perecível que será encaminhado para as famílias atendidas no município pela Secretaria de Assistência Social.

Serviço Militar

A Junta de Serviço Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.

Quem não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá se inscrever em concursos públicos, possuir registro em carteira de trabalho, obter passaporte e título de eleitor, não poderá matricular-se em faculdades, entre outras limitações.

Serviço

Para se alistar, acesse o site alistamento.eb.mil.br

Mais informações sobre o assunto entre em contato com a Junta do Serviço Militar de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5626 (WhatsApp).

Vinculada à Divisão de Administração, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, a Junta Militar de Pinhais está localizada na Rua Antártida, 757, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.