Grande Curitiba

Escolas municipais fazem as apresentações do projeto Gira Mundo

Na edição deste ano, projeto da Secretaria de Educação tem como tema "Países que acolhemos"
6 de outubro de 2022 às 12:24
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Iniciaram ontem (4) à noite, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), as apresentações do projeto Gira Mundo que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semde) que neste ano tem o tema “Países que acolhemos”. A iniciativa é desenvolvida nas escolas da rede municipal de ensino e as apresentações acontecem até a próxima sexta-feira (7).

Durante os quatro dias do evento, cada unidade de ensino representa um país. Na abertura, as apresentações foram realizadas pelas escolas Antônio Alceu Zielonka (Brasil), Clementina Cruz (Venezuela), Marins de Souza Santos (Colômbia), Guilherme Ceolin (Bolívia) e Odile Charlotte Bruinjé (Venezuela). O auditório do Cenforpe recebeu boa presença de público, sendo formado por alunos, pais, familiares, professores e diretores dos estabelecimentos de ensino que se encantaram com as exibições.

Segundo a Semed, o Gira Mundo busca contribuir para a formação integral dos alunos, oferecendo momentos culturais, integrando as famílias, criando vínculos e acolhimento dos imigrantes que fazem parte da comunidade escolar. Os trabalhos são coordenados pela professora Luciana Jungles Saldanha e a iniciativa faz com que as escolas apresentem  todo o conhecimento construído durante este ano a partir da temática proposta com a produção de trabalhos divulgados nas Feiras do Conhecimento e alguns selecionados que estão em exposição no hall de entrada do Cenforpe.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, frisou que o projeto é relevante, pois atualmente a rede municipal de ensino de Pinhais tem aproximadamente 300 alunos que vieram de outros países (Colômbia, Espanha, Haiti, entre outros), além de produzirem trabalhos, aprendem sobre outras culturas e parabenizou os pais pelo apoio. “Para nós da educação foi muito importante trabalhar este tema para que estes alunos que vêm de outros países também se sintam parte da escola. Sempre dizemos que a escola tem que ser um espaço de acolhimento, agradável e que o aluno tem que gostar do lugar que estuda. Este projeto também intensifica todos os outros conhecimentos: matemática, ciências, português e traz a integração, o raciocínio e a alegria de estarmos aqui assistindo a esse espetáculo. Agradecemos a presença dos pais porque a educação só teve sucesso nestes dois últimos anos de pandemia porque vocês foram uma ponte de apoio e tivemos uma parceria maravilhosa e desejo que esta parceria perdure por toda a trajetória escolar do filho de vocês”, falou a secretária.

A presença dos pais e familiares também foi destacada pela prefeita Rosa Maria que lembrou que estes momentos são extremamente importantes e marcantes para as crianças, além de ressaltar que a educação é o maior e melhor investimento que o município pode ter. “É fundamental a parceria da escola com a família, pois quando trabalhamos juntos, temos sucesso. Depois de dois anos de pandemia é uma alegria ver este evento acontecer e continuamos a ter uma educação forte porque os pais deram um grande suporte e a Secretaria de Educação trabalhou diariamente não deixando de atender nenhuma criança. Graças a este empenho e dedicação mantivemos o nível da educação do município e queremos aprimorar cada vez mais porque quando investimos em educação, investimos nas crianças e estamos investindo no desenvolvimento da cidade. A educação é a forma mais eficiente de transformarmos a realidade”, afirmou a prefeita.

Veja mais fotos do Gira Mundo acessando o Facebook da Prefeitura de Pinhais.