Grande Curitiba

Polícia Militar realiza fiscalização em estabelecimentos de Ponta Grossa e Castro

27 de janeiro de 2023 às 08:28

COM ASSESSORIAS – Ao longo desta quinta-feira, o 1º BPM desencadeou duas AIFU’s (Ações Integradas de Fiscalização Urbana) e uma Operação de Fiscalização de Trânsito, em Ponta Grossa e Castro (Sede do 1º Batalhão e de sua 3ª Companhia, respectivamente).

Com execução periódica, as AIFU’s tem por objetivo a fiscalização do cumprimento de normas e leis, focada principalmente na segurança geral da população, sempre buscando o apoio e a integração com outros órgãos estaduais e municipais. Todos os locais fiscalizados possuíam anteriores denúncias de supostas irregularidades, recebidas nos diversos órgãos envolvidos, conforme a competência de cada qual.

Em Ponta Grossa (Sede do 1º BPM), a operação foi desenvolvida com efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, fiscais do Setor de Alvará da Prefeitura, Vigilância Sanitária, e agentes da Secretaria do Meio Ambiente. Ao todo, onze estabelecimentos foram fiscalizados, sendo nove bares, uma casa de hospedagem, e um imóvel utilizado para armazenamento de materiais recicláveis. Um estabelecimento foi autuado e interditado pelo Corpo de Bombeiros, decorrente da ausência de meios preventivos de incêndio, devendo permanecer fechado, até que seja regularizado junto ao 2º GB. Sete estabelecimentos foram notificados e um foi autuado pela falta de Alvará.

Em Castro (Sede da 3ª Companhia), além da PM e de Bombeiros Militares, a Ação contou com participação da Guarda Municipal, Fiscais de Tributos e equipes da Vigilância Sanitária. Três estabelecimentos foram alvos de fiscalização, entre casas noturnas e hospedagens, sendo emitidos dois autos de infração e uma notificação pelos agentes municipais, decorrentes de irregularidades de Alvará e descumprimento de normas sanitárias.

Durante as fiscalizações de trânsito, em Ponta Grossa, sessenta e quatro veículos foram fiscalizados, sendo emitidos trinta e um autos de infração de trânsito para sete automóveis e dez motocicletas. Dentre os veículos autuados, sete foram removidos ao Depósito, decorrente de não estarem devidamente licenciados. O veículo somente é considerado licenciado caso estejam quitados os débitos relativos a tributos e encargos (Licenciamento Anual, IPVA e Seguro Obrigatório DPVAT), além de multas de trânsito e ambientais. Também, três condutores foram autuados, por conduzirem veículo sem possuir CNH.

Ao todo, mais de cento e oitenta pessoas foram abordadas durante as ações desta quinta-feira. Os esforços concentrados nestas operações buscam garantir a segurança da população, mediante fiscalização do cumprimento da lei, somando-se aos esforços quotidianos de policiamento preventivo e repressivo imediato prestado pela PM.