Vai começar a vacinação contra a Brucelose
COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que a partir do próximo dia 14 de janeiro, os produtores rurais de Rio Branco do Sul devem estar atentos ao início da vacinação obrigatória contra a brucelose. Todas as bezerras bovinas e bubalinasentre 3 e 8 meses de idade precisam ser imunizadas, sob responsabilidade de um médico veterinário cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Além de proteger o rebanho, a vacinação é uma exigência legal para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para a movimentação de animais nas estradas do Paraná. Produtores que já realizaram o agendamento junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento devem ficar atentos à data e preparar os animais para o procedimento.
A brucelose é uma doença endêmica no estado e responsável por grandes perdas econômicas, como a queda na produção de leite, baixa taxa reprodutiva, morte de bezerros e redução na produtividade geral. A vacinação é uma medida eficaz na erradicação da doença e a falta de imunização pode resultar em multas aos produtores.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 99938-7482.
Com a colaboração de todos, é possível reduzir os impactos da brucelose e garantir a saúde do rebanho no município.