Grande Curitiba

Profissionais da educação participam de formação sobre acolhimento de estudantes migrantes

9 de abril de 2025 às 10:28
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Programa de Educação em Direitos Humanos, deu início às formações voltadas ao acolhimento e acompanhamento de crianças migrantes internacionais na rede municipal de ensino. O primeiro encontro, realizado no início de abril, reuniu mais de 100 pedagogos da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial.

A iniciativa marca o início de uma série de encontros que ocorrerão ao longo do ano, com o objetivo de elaborar estratégias pedagógicas que assegurem o atendimento adequado a esses estudantes. Além disso, as formações buscam sensibilizar os profissionais da educação para a construção de ambientes escolares mais inclusivos, que respeitem e acolham a diversidade cultural e linguística presente nas unidades de ensino.

“A formação reforça nosso compromisso com a Educação em Direitos Humanos, a valorização da diversidade e a construção de práticas pedagógicas que garantam o acesso, a permanência e o pertencimento de todas as crianças na escola”, explica a professora Mariane Lins, responsável pelo Programa de Educação em Direitos Humanos da Semed.

Atualmente, mais de 1.050 estudantes migrantes estão matriculados na rede municipal de ensino de São José dos Pinhais. Vindos de mais de 20 países, os principais grupos são originários da Venezuela, Haiti, Cuba e Bolívia, estando concentrados, em sua maioria, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.