Confira programação completa do CLÁudio, o 1º Festival Audiovisual de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba
COM ASSESSORIAS – Entre os dias 6 e 9 de novembro, Campo Largo se tornará o palco do 1° Festival Audiovisual, realizado para promover filmes produzidos na cidade e na Região Metropolitana de Curitiba.
Em 4 dias de duração, o “CLÁudio” contará com 6 mostras, além de rodas de conversas sobre a temática das produções. O evento estreia no dia 06/11, com a mostra “Fomento no Audiovisual”, que vai exibir filmes sobre diferentes temáticas, seguida de debate com o mesmo tema.
Haverá também a mostra “Livre”, com as produções sendo exibidas em espaços como os CRAS e Centro de Convivência do Idoso (Momi) entre os dias 07 e 08.
A mostra, “Claudinho”, será voltada ao público infantil, e será realizada nos dias 07 e 08 de novembro, às 14h na Casa da Cultura.
A mostra “Mulheres da RMC no Audiovisual” é exclusiva para produções realizadas por mulheres, e será finalizada com Roda de Conversa sobre a participação feminina no audiovisual. Ela acontece no dia 07, às 19h, na Casa da Cultura. A mostra “Diversidade”, apresentada no dia 08/11 às 19h, na Casa da Cultura, vai exibir filmes com temáticas sociais, como diversidade cultural, racial, social, de gênero e de orientação sexual. A exibição será seguida de roda de conversa sobre a temática.
O evento encerra com a mostra “Cineparque”, que acontecerá no Parque Newton Puppi, no dia 09/11, a partir das 17h e será aberta a todo público. Serão exibidos filmes com classificação livre, e em seguida haverá uma apresentação musical com temas do cinema. Além das mostras, serão ofertadas oficinas e palestras.
OFICINAS
Oficina de pesquisa para filmes e políticas da memória
A Oficina de Pesquisa para Filmes e Políticas da Memória, mediada por Geslline Giovana Braga, visa debater os compromissos éticos que a prática audiovisual envolve e como realizar pesquisas rigorosas e profundas, como a etnografia, por exemplo, é algo fundamental para a produção destes materiais. Assim, a oficina tem por objetivo capacitar para a realização de pesquisas em profundidade e que contribuam com os anseios das comunidades pesquisadas.
Proponente: Geslline Giovana Braga
Vagas: 40
Dia 07/11 às 14h
Duração 4h
Casa da Cultura
Público: Produtores e realizadores de audiovisual.
Inscrições aqui.
Oficina de preservação de arquivos digitais audiovisuais
Com a consolidação dos meios digitais no cotidiano, especialmente por meio de celulares e redes sociais online, a produção de arquivos digitais tornou-se recorrente e volumosa. Diante dessa enorme produção, observamos a fragilidade desses arquivos, que podem ser facilmente perdidos. A “Oficina de Preservação de Arquivos Digitais Audiovisuais”, ofertada por Luciane Carvalho, propõe um debate sobre os arquivos audiovisuais digitais e as formas adequadas de preservação desses arquivos pessoais e da memória contida nesses materiais.
Proponente: Luciane Carvalho
Vagas: 30
Dia 06/11 às 14h
Duração 4h
Casa da Cultura
Público: pessoas a partir dos 16 anos.
Inscrições aqui.
CINECLUBE
Os cineclubes são formas de organização, de difusão e reflexão do cinema em diversos locais e em diferentes realidades. A partir de relatos e materiais audiovisuais, a oficina Cineclube Comunitário, ofertada por Lucas Jeison, busca contribuir para a divulgação desses espaços de encontro e de debate, estimulando a criação de cineclubes por toda a nossa região.
Proponente: Lucas Jeison
Vagas: 30
Dia 08/11 às 14h
Duração 3h
Casa da Cultura
Inscrições aqui.
Sobre – O Festival de Audiovisual de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba (CLAudio) é realizado através de recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Paulo Gustavo, e tem o objetivo de valorizar produções audiovisuais locais, exibindo curtas, média e longa metragens produzidas na região. Para conferir mais detalhes do evento, acesse o site www.vamosnoclaudio.com.br
Contato – Atendimento via WhatsApp (41) 99849-2193 e pelo e-mail [email protected], de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.