Grande Curitiba

Nutricionista dá dicas de aproveitamento integral dos alimentos

23 de junho de 2021 às 15:48
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Servidora de carreira desde 2012, a nutricionista Tayana Fernandes Cecon gravou, nesta terça-feira (22/6), os primeiros vídeos sobre desperdício e aproveitamento integral de alimentos, tema da série sobre alimentação que está sendo preparada pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

A gravação foi feita no estúdio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), no Edifício Delta, no bairro Alto da Glória. Quando os vídeos estiverem prontos para divulgação, servidores e a população em geral terão acesso ao conteúdo pela plataforma Aprendere Moodle, do Imap.

Nos primeiros vídeos, Tayana chama a atenção para o fato de que muito do que é produzido é perdido. “Um terço da produção mundial de alimentos é desperdiçada. Além dos problemas decorrentes do transporte, ainda existe muito preconceito. As pessoas deixam de aproveitar cascas e talos, que de modo geral, têm o dobro dos nutrientes”, observa.

Ela revela que a casca da cenoura tem três vezes mais vitamina A do que o miolo. “A casca da banana tem mais potássio do que a polpa”, exemplifica. A nutricionista sugere o aproveitamento do talo do espinafre, da água do cozimento da beterraba, rica em nutrientes, das folhas da cenoura e da beterraba, entre outras orientações.

Tayana dá ainda algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha dos alimentos. Dentre elas, a importância do planejamento na hora das compras. “É preciso comprar o essencial e planejar o cardápio”, ensina.

Ela destaca ainda que a escolha de alimentos de época e de produtores locais, que estão próximos da região onde moramos, resulta em alimentos mais saudáveis, de qualidade melhor. “Alimentos produzidos perto da gente precisam de menos conservantes para o transporte até os pontos de venda”, observa.

A coordenadora técnica do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Morgiana Kormann, informa que a expectativa é criar uma série de mais de dez vídeos, todos curtos. Parte do conteúdo será gravada no estúdio do Imap, outra parte será produzida fora em locais abertos ou na cozinha-escola da Fazenda Urbana. Também haverá receitas que poderão auxiliar no aprendizado.