Greca participa da abertura do Festival de Carne de Onça
COM ASSESSORIAS – Petisco mais famoso dos botecos da cidade, a carne de onça é patrimônio cultural imaterial de Curitiba e tem um festival gastronômico só seu, que chega à sexta edição. O Festival de Carne de Onça de Curitiba começa nesta quarta-feira (14/9) e vai até 2 de outubro. Nesse período, 21 bares (lista abaixo) servirão o petisco a R$ 19 a porção.
O prefeito Rafael Greca participou, nesta segunda-feira (12/9), da abertura do festival na sede da organizadora, a plataforma gastronômica Curitiba Honesta, no bairro Vista Alegre. Ele contou como surgiu o prato, que leva uma fatia de broa preta coberta com carne bovina crua moída, cebola, cebolinha, sal e pimenta do reino e regada com azeite. Combinação que não agradou os jogadores de futebol que comiam a iguaria no bar Toca do Tatu, em Curitiba, no final da década de 1930.
“Os jogadores reclamaram dizendo que aquela carne nem onça comeria, e assim surgiu o nome do prato”, disse Greca. “Hoje, a carne que nem onça come é orgulho de Curitiba. Vida longa ao festival que mantém uma deliciosa tradição da nossa cidade.”, disse o prefeito.
O Festival de Carne de Onça tem apoio da Prefeitura por meio do Instituto de Turismo de Curitiba e do Portal Curta Curitiba. No festival, cada cozinheiro apresenta sua versão, com temperos e ingredientes que agregam sabores, mas tem tirar a essência do prato.
Neste ano, como novidade, serão lançados produtos voltados especialmente ao prato. “Estamos lançando uma broa com fermentação natural própria para carne de onça, em parceria com a Panificadora Aquarius, uma cerveja para harmonizar com o petisco, com a cervejaria paranaense Roots, e uma mostarda e pimenta, com a It’s BBQ time”, explica Sergio Medeiros, editor do portal Curitiba Honesta.
Para o prefeito, a união dos parceiros mostra a força do evento, que impulsiona a economia criativa na cidade. Os produtos continuarão a ser vendidos após o término do festival.
Receita
A Carne de Onça lembra três receitas tradicionais muito conhecidas: o hackepeter alemão, o steak tartare francês e o quibe cru libanês. Porém, como é servido em Curitiba, é algo próprio da cidade.
A iguaria curitibana é feita da seguinte forma: uma fatia de broa preta, coberta com carne bovina moída (normalmente patinho), cebola branca cortada fininha, cebolinha verde picada, temperada com sal, pimenta do reino e regada com bom azeite de oliva extravirgem.
Para conhecer todos as receitas e endereços, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.
Participaram do lançamento a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro.
Bares e restaurantes participantes
A Ostra Bêbada
Barbaran
Baroneza
Bom Scotch
Burguer Bar
Canabenta
Cartolas
Charles Burguer
Dom Cervantes
GastBier
Green Gate
It´s BBQ Time Curitiba
Jabuti
Jackson Assados – Quatro Barras
Jipe Bar
Maia Box – Mercado Municipal
O Cachaceiro
O Taberneiro
Quermesse
Silzeus
Vila Champagnat