Grande Curitiba

Adote um cãozinho do Centro de Controle de Zoonoses

A maioria dos cães disponíveis para adoção é de porte médio ou grande, estão castrados, vacinados e vermifugados; mais informações pelo telefone 3901-5283 ou Whatsapp 99927-1634
15 de junho de 2021 às 16:53
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), unidade que faz parte da Vigilância em Saúde, (Secretaria Municipal de Saúde – SMSA), conta atualmente com 21 cães saudáveis para adoção. Embora os serviços oferecidos pelo CCZ sejam voltados à vigilância, prevenção e controle de zoonoses (doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos), hoje há cães que vivem no local e estão para adoção após serem abandonados em frente a unidade ou depois de serem recolhidos pela equipe do Centro (considerando os casos estabelecidos em lei).

Por muitos anos consecutivos, inúmeros filhotes e cães adultos foram abandonados na região e em frente ao CCZ. Após a instalação de câmeras de monitoramento no local e campanhas de guarda responsável, o número de abandono naquela região diminuiu. No entanto, muitos dos animais que foram acolhidos ainda estão disponíveis para adoção.

Conforme determina a legislação, é atribuição do CCZ recolher animais que apresentem risco iminente de transmissão de zoonoses de relevância para a promoção e prevenção da saúde pública (por exemplo, raiva). O CCZ não recolhe animais saudáveis, agressivos ou acometidos por doenças sem interesse à saúde pública.

ANIMAIS PARA ADOÇÃO

Todos os animais disponíveis para adoção no CCZ são vacinados, castrados, vermifugados e totalmente saudáveis. A grande maioria é de porte médio ou grande e há os cães com os mais diversos temperamentos, ou seja, tanto os voltados para guarda, quanto os que convivem em harmonia com outros cachorros sendo também uma excelente companhia para a família.

Para conhecer os cães, entre em contato pelo telefone 3901-5283 ou Whatsapp 99927-1634 para agendar uma visita e ter mais informações.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CCZ

– Vigilância das Zoonoses (raiva, leptospirose, hantavirose, toxoplasmose, febre amarela silvestre, doença de Chagas, tuberculose, cisticercose, brucelose, esporotricose, febre maculosa dentre outras zoonoses de notificação compulsória em casos humanos);

– Vigilância de epizootias, ou seja, morte de animais com interesse em saúde pública (como, por exemplo, morcegos e macacos);

– Prevenção e promoção da saúde no que se refere a acidentes por animais peçonhentos (aranhas, lagartas, serpentes, escorpiões) e situações de desequilíbrio envolvendo animais sinantrópicos (pombos, morcegos, roedores);

– Atividades de monitoramento de vetores de interesse à saúde (como exemplo o mosquito da dengue);

– Atividades de Educação em Saúde por meio de palestras, treinamentos e visitas domiciliares em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde.