Grande Curitiba

Secretaria de Saúde está implantando Linha de Cuidado LGBTQIA+

Comitê para implantação da linha já foi constituído e os trabalhos irão desde a prevenção até a reabilitação deste público
15 de junho de 2021 às 16:55
(Foto: Gabriela Rocha)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta terça-feira (15), o Departamento de Atenção Psicossocial (DAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) constituiu o comitê que terá a responsabilidade de implantar uma Linha de Cuidados do Público LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais ou travestis, queer, intersexo, assexual e demais orientações sexuais e identidades de gênero) na rede de saúde do município.

Essa linha será composta por uma série de ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação desta população dentro de todos os níveis da saúde pública municipal (primário, secundário e especializado) e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Terapeuta Ocupacional, Cassiano Robert do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) explica que essa ideia começou há mais de dois anos e é uma grande honra poder colocar em prática esse projeto que vai trazer tantos benefícios para esse público e seus familiares. “Estamos em junho, justamente o período do ano em que se trata das questões da visibilidade, conscientização e combate ao estigma e a violência. E, coincidentemente, neste mês estamos dando esse importante passo para a criação dessa linha especial de cuidado”, destaca.

Ainda conforme Cassiano, em Araucária a estimativa é de que a população LGBTQIA+ seja de, aproximadamente, 14 mil pessoas. “São pessoas que têm entrado na rede buscando atendimento já no serviço especializado com problemas graves como, por exemplo, tentativas de suicídio, maior vulnerabilidade em relação ao uso de álcool ou outras drogas ou em situação de rua. A intenção é poder criar um fluxo de acolhimento e atendimento especializado que tenha início já nas unidades básicas”, explica Cassiano.

O comitê, que já começou com muito trabalho pela frente e grandes desafios, contará com a colaboração de equipe multiprofissional, formada por diversos setores da saúde, incluindo os diferentes níveis de atenção.