Grande Curitiba

Não respondeu ao Censo 2022? O Disque-Censo 137 é pra você

O telefone 137 é para atender àqueles que moram em residências de Araucária em que ninguém da casa ainda respondeu ao Censo 2022
31 de janeiro de 2023 às 17:28
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Na etapa final do Censo 2022, o IBGE disponibilizou o número de telefone 137 para atender àqueles que moram em residências de Araucária em que ninguém da casa ainda respondeu às questões. A ligação é gratuita e pode ser realizada todos os dias da semana, das 8h às 21h30, até o fim de fevereiro. Com 150 anos de história de pesquisa no país, esta é a primeira vez que o Disque-Censo 137 é realizado.

Como funciona? A ligação do morador será atendida por agentes censitários de uma central telefônica específica para este objetivo. O primeiro passo será confirmar que ninguém na residência de quem liga respondeu ao Censo, já que a pesquisa é realizada com apenas uma pessoa por domicílio. Só então é que a pessoa receberá as orientações sobre como responder à pesquisa. É importante destacar que o atendente não adiantará nenhuma informação do questionário a ser respondido e nem fornecerá dados sobre o domicílio informado pela pessoa.

Quanto mais domicílios responderem à pesquisa mais próximo da realidade serão os dados coletados. Esses dados do Censo não são avaliados de maneira individual. Eles vão compor um somatório de informações para conhecer, com detalhes, características do povo bem como ele vive. O resultado geral desses dados é divulgado e, devido à sua credibilidade, são utilizados nos processos de definição sobre necessidades e investimentos (públicos e privados) em determinadas regiões.