Profissionais de Saúde e Educação participam de encontro preparatório para atualização vacinal nas unidades educacionais

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta terça-feira (22), um evento promovido pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, reuniu profissionais responsáveis pela vacinação nas unidades de saúde e diretores de unidades educacionais do município.
Foi a oportunidade de aproximar os profissionais das duas áreas e prepará-los para a mobilização que será feita em breve nas unidades educacionais públicas e particulares para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes (ensino fundamental e médio). As datas serão definidas em acordo entre a unidade de saúde local e a escola.
A ação está vinculada ao Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Durante a formação, houve um momento de apresentação dos profissionais de saúde e dos profissionais das unidades educacionais por território de atuação da saúde, de modo que todos se conheçam.
Proteção
O trabalho de mobilização da comunidade escolar busca sensibilizar para a importância da proteção garantida pelas vacinas. O Brasil é conhecido por ter o melhor programa de imunização do mundo, mas precisa reforçar constantemente a conscientização sobre a necessidade de ter os níveis de cobertura vacinal adequados. O sarampo, uma doença altamente contagiosa, é uma das ameaças que podem retornar com força se os índices de vacinação não melhorarem.
Conforme explicação da equipe de saúde durante o evento, quanto mais pessoas vacinadas, melhor é a proteção coletiva. “Eu vacino por mim, pelos meu próximo e pela minha comunidade”, reforçou Hellen Faria, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Araucária.
O evento também foi a oportunidade de mostrar aos presentes que as vacinas passam por controle em todas as etapas, do laboratório e do país (por meio de órgãos responsáveis), antes de chegar ao programa de vacinação.
A apresentação destacou ainda que a escola é “um ambiente estratégico para práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos à saúde e de doenças”, e é importante falar em vacinação em todas as faixas etárias, sempre respeitando as especificidades e o grau de desenvolvimento das crianças. A proposta é que as escolas também possam desenvolver atividades educativas com os estudantes sobre temas relacionados à vacina e a proteção por meio dela.