Grande Curitiba

Professores da rede municipal passam a exercer 33% de hora atividade

A hora atividade é destinada ao estudo, planejamento, avaliação do trabalho realizado com os estudantes, elaboração de materiais , entre outros. Até o ano passado, ela correspondia a 20% da carga horária dos professores regentes
27 de janeiro de 2023 às 12:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Para uma aula bem executada existe um intenso trabalho de reflexão e planejamento do docente. Por este motivo, o ano de 2023 começou com muitas novidades na Educação. Uma delas é a conquista dos 33% de hora atividade para os professores que atuam com regência de classe da rede municipal de ensino, em cumprimento à Lei Federal nº 11.738/2008 que regulamenta o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Para cada 20 horas de jornada de trabalho, os docentes cumprirão 13 horas com atividades em sala de aula e 7 horas em hora atividade. A hora atividade é destinada ao estudo, planejamento, avaliação do trabalho realizado com os estudantes, elaboração de materiais, reuniões pedagógicas, organização de relatórios e pareceres pedagógicos, atendimentos aos pais, entre outros. Até o ano passado ela correspondia a 20% da carga horária dos docentes.

No último dia 18, a Secretaria Municipal de Educação realizou a convocação de professores contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e durante a reunião foram escolhidas as vagas para suprir a necessidade de profissionais diante desta ampliação na hora atividade.

A conquista possibilitará maior e melhor efetividade no trabalho pedagógico municipal que já é de excelência.