Grande Curitiba

Centro de convivência do idoso Jerônimo Stoco ‘Momi’ é inaugurado

Centenas de pessoas acompanharam a solenidade que teve a presença dos filhos de Jerônimo Stoco, o Momi, que dá nome ao local
13 de fevereiro de 2023 às 13:55
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Um espaço para interação social, convívio e relacionamento. Este é o Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco ´Momi´, inaugurado na última sexta-feira (10). Centenas de convidados celebraram a abertura oficial do local que vai oferecer aulas de artesanato, música, jogos de mesa, ginástica, além da realização de bailes para a população idosa do município.

Situado na região central, entre a Igreja Matriz e a praça João Antônio da Costa (do Sagrada), o espaço vem atender uma demanda cada vez maior por atividades para os idosos campo-larguenses.

De acordo com o IBGE, o Brasil ultrapassou a marca de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade. A expectativa é a de que, a partir de 2039, o país tenha mais pessoas idosas do que crianças.

Em Campo Largo, estima-se que atualmente são 23 mil pessoas acima dos 60 anos. E são estes dados que norteiam o desenvolvimento de políticas públicas que proporcionem qualidade de vida e o envelhecimento saudável.

“É com muito orgulho que inauguramos este espaço, disponibilizando um local de convivência para as pessoas que trabalharam e fizeram a história da nossa cidade”, disse o prefeito Maurício Rivabem.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Fabiani Botelho, celebrou a conquista do Centro de Convivência que deve receber em média 300 idosos por semana. “Tudo foi pensado com muito amor, muita gente se dedicou para que o sonho se tornasse possível. Nós só temos a agradecer aos idosos, razão de ser deste local”, disse.

Os filhos de Jerônimo Stoco ‘Momi’, senhora Helena, senhor Emídio e senhora Sônia Stoco, participaram da solenidade. Muito emocionados, eles falaram sobre a bela história que o pai, que faleceu no ano passado aos 106 anos, construiu em Campo Largo.

“Ficamos extremamente honrados com o pedido do prefeito Maurício Rivabem de homenagear meu pai dando o nome dele ao Centro de Convivência. Esse lugar já nos orgulha muito”, disse o filho Emídio Stoco.

Ele ainda agradeceu a presença de funcionários e ex-funcionários da Esquadrias de Madeira Stoco, fundada pelo pai, e aos moradores da Colônia Campina, onde ele vivia. “Meu pai amava a Colônia Campina e, pela presença de vocês hoje, nos parece que este amor era recíproco”, completou.

Além de centenas de idosos que já participam de oficinas e atividades oferecidas pela Prefeitura, o evento contou com a presença de autoridades políticas, religiosas e do judiciário, como o promotor de Justiça, Diego Dourado, que atua na defesa dos direitos dos idosos, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família, Júnior Zarur e, representando o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marcos Cardoso, a conselheira Alzira Cequinel.

“O Centro de Convivência do Idoso ficou em uma ótima localização, pois está numa região que é alimentada por todos os ônibus do município e de fácil acesso pelo calçadão da rua XV de Novembro. Foi uma conquista gigantesca para a população idosa que terá mais um espaço para a promoção da inclusão social e do envelhecimento saudável”, disse a conselheira.

Homenagem – O Centro de Convivência do Idoso leva o nome do campo-larguense Jerônimo Stoco, carinhosamente apelidado ´Momi´, que faleceu em junho de 2022, aos 106 anos.

Momi era carpinteiro, profissão que marcou toda sua vida, principalmente na Esquadrias de Madeira Stoco, onde comandou e trabalhou por mais de 50 anos. Foi casado com Idalina Bianco Stoco com quem teve seis filhos. Construiu muitas casas de madeiras, tinas para fabricação de vinho, bebida que produziu até as últimas décadas de vida.

Seus pais, os italianos Riccardo e Adria, chegaram em 1889 em Campo Largo. Momi tornou-se uma figura conhecida da Colônia Campina pela sabedoria e simplicidade.

O Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco ´Momi´ está situado na rua XV de Novembro, 1882, no centro, e fica aberto de segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h às 17h. Acompanhe o site e as redes sociais da Prefeitura para ficar sabendo sobre as atividades e oficinas realizadas no local.